Opinião

POR QUE O NÚMERO DE INVESTIDORES INDIVIDUAIS EM AÇÕES NVEM CAINDO?

Artigo publicado recentemente no jornal Valor, mostrou que a bolsa vem perdendo investidores em 2011, apesar da propaganda com o Pelé, o rei do futebol. Por que será?

Segundo Paulo Levy, da corretora Icap Brasil, "se a bolsa se concentrasse na educação do investidor, algo que deixou mais para as corretoras, o resultado seria melhor". No meu entender, o problema não é tão simples assim e é sobre isso que quero expor meu ponto de vista. Para começar, o Pelé pode ser carismático, mas a sua vivência é em futebol, não em investimento em ações. Sou sua fã por diversos motivos, mas nesse campo ele não transmite credibilidade. É como se eu fosse fazer propaganda de uma bola de futebol. Em segundo lugar, a bolsa está tentando vender o produto "ações" como se fosse uma roupa ou uma televisão - e isso soa muito estranho pra mim. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) impõe uma série de regras para venda de produtos de investimento, mas hoje em dia todo mundo fala de ações como se fosse um ventilador. E não é.

Continua...