Sustentabilidade

ANÁLISE DE INVESTIMENTO & DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Compreender a evolução passada e prospectiva das empresas, bem como o contexto micro e macroeconômico onde elas estão inseridas costuma ser o centro das atenções dos analistas de investimentos.

A atual visão analítica top down está apoiada, em essência, nas variáveis macroeconômicas ortodoxas de políticas monetária, fiscal, tributária, rating, nível de atividade econômica (consumo, investimento e emprego), política externa, etc. A visão bottom-up está apoiada, em sua essência, no desempenho econômico-financeiro, análise setorial, retorno – risco do investimento, estágio de crescimento, valuation via análise de múltiplos, dividendos ou fluxo de caixa descontado, simulação de tendências, etc. A Governança Corporativa já é plenamente considerada na análise de investimentos, mas a adoção de Princípios de Sustentabilidade está dando os primeiros passos no Brasil. O Índice de Sustentabilidade Empresarial, criado pela BM&FBovespa, caminha para o sexto ano e pode ser considerado um marco, no mercado de capitais, brasileiro quanto à inserção das questões ambientais e sociais na avaliação de empresas sustentáveis.


Continua...

Sustentabilidade

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL & AS RECOMENDAÇÕES DE INVESTIMENTO

A importância crescente da responsabilidade socioambiental das sociedades, em especial, as de capital aberto, pode ser verificada pela criação do Índice de Sustentabilidade Empresarial – ISE, desenvolvido pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV (FGV-EAESP), cujo índice é utilizado pela BM&FBOVESPA como parâmetro de eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa.

A tendência mundial pela responsabilidade socioambiental das sociedades, seja pela harmonização com os interesses das comunidades envolvidas direta ou indiretamente atingidas pelo negócio desenvolvido pela sociedade, seja para criação de valores entre os agentes internos e externos da sociedade, ou ainda, o cumprimento de obrigações estabelecidas por legislação ou regulamentação específica, e principalmente, pelas perdas irreparáveis verificadas nos últimos tempos pelos desastres ecológicos, tal como o ocorrido no Japão, inclusive o acidente de Fukushima; vêm conscientizando todos os cidadãos da importância da responsabilidade de todos, em especial, da responsabilidade empresarial ambiental, uma das vertentes da responsabilidade socioambiental. Os setores regulados, como exemplo, o setor de energia elétrica, exige das concessionárias de distribuição, geração ou transmissão de energia, a apresentação do Relatório de Responsabilidade Socioambiental das Empresas de Energia Elétrica, em cumprimento ao disposto no Manual de Contabilidade do Serviço Público de Energia Elétrica.


Continua...