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A seguir, mostraremos um pouco da definição de cada um dos termos - Reputação e Marca, que na verdade, independente da nomenclatura, o mais importante é que este conceito é fundamental para o gerenciamento do valor da marca e dos ativos intangíveis da empresa. Neste sentido a área de Relações com Investidores tem um papel fundamental neste processo.
Os dois temas começam a ser muito difundidos e existe  obviamente controvérsias, mas o que é reputação ou marca? Primeiramente,  destaco um extrato, em uma tradução adaptada, do texto de Jean Noel  Kapferer (no livro “The New Strategic Brand Management”, de 2012), que é  uma grande referência que tenho sobre Gestão de Marca. Nesta primeira  parte, o autor define muito bem a importância do tema reputação:
“Sony é uma marca e uma empresa. O mesmo se aplica a  Coca-Cola. O termo marca corporativa designa o perfil pelo qual a marca  quer promover entre seus usuários. A corporação pode dar mais  profundidade e aspectos mais humanos para a marca de produto. Isto  motivou a Unilever, P&G, J&J a posicionarem suas marcas  corporativas. Segundo o autor, existe um outro motivo para este ser um  tópico do momento: a defesa da reputação. Por que esta preocupação  agora? Não é a imagem (percepção) a base pela qualquer avaliações  globais são formadas (e mais reputação)? É como se o termo imagem  perdesse seu ‘glamour’. Aparentemente o termo “image maker” pode estar  associado à uma construção artificial. Reputação é mais profunda, mais  envolvente: é um julgamento do mercado, e precisa ser preservado.