Fórum Abrasca

APESAR DO PIB: CIAS . ABERTAS MANTÊM INVESTIMENTOS E EMPREGO

A Abrasca compilou as opiniões de suas associadas sobre a perspectiva para o desempenho da economia brasileira em 2014 - e o conjunto de respostas apontou predominância da expectativa de manutenção do atual ritmo de crescimento residual do PIB: 81% dos respondentes indicaram esperar crescimento do PIB igual ou menor do que o patamar de 1,6% apontado pelo Relatório FOCUS do Banco Central no momento da consulta.

A pesquisa foi realizada entre 23 de maio e 13 de junho de 2014 - e contou com a participação de 65 companhias que representam cerca de 70% do valor total de mercado das companhias listadas com ações negociadas na BM&FBovespa.

Apesar do baixo patamar de crescimento do PIB, o grupo entrevistado espera vender mais este ano do que em 2013. Uma parcela expressiva, 61% das companhias consultadas, disse esperar um volume maior de exportações em 2014 do que no ano passado e 63% das respondentes disseram esperar vendas domésticas mais elevadas. Apenas 10% disseram esperar retração nas vendas para o público interno e 11% nas exportações.

O resultado expressa uma redução do otimismo detectado na pesquisa de dezembro do ano passado, quando 69,2% dos participantes apostavam em vendas em alta e apenas 5% das respostas apontavam redução, frente a 11% na edição de junho desse ano. O movimento está alinhado com a redução na expectativa para o PIB detectada pelo FOCUS, que ainda apontava para um PIB de 2014 acima de 2% nas pesquisas realizadas no final do ano passado.


Continua...