Finanças Sustentáveis

SITAWI - FINANÇAS DO BEM

Em swahili, dialeto do leste da África, a palavra “sitawi” significa desenvolver e florescer. Um empresário brasileiro inovador viu que a palavra poderia traduzir o conceito de sua organização - a SITAWI - Finanças do Bem - que é o de viabilizar projetos de alto impacto social que encontravam dificuldade de financiamento no setor financeiro tradicional, trazendo o conceito de empréstimo social para o Brasil.

Em 2007, após mais de 10 anos de experiência em negócios e finanças pela McKinsey & Co, e no setor social pela Ashoka, o engenheiro de produção, formado pela USP, Leonardo Letelier migrou para a área de impacto social e fundou a SITAWI. Sediada no Rio de Janeiro, a empresa pratica a chamada Finanças do Bem, que é a forma de aplicar conceitos financeiros para melhorar a forma como investidores, negócios e o setor social realizam projetos e impactam pessoas, comunidades e o meio ambiente.

Pioneira nesta área, a empresa é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve e opera soluções financeiras para impacto socioambiental, incluindo empréstimos sociais e gestão de fundos socioambientais para grandes doadores; aconselhamento de investidores na incorporação de questões socioambientais na avaliação e gestão de investimentos; além de consultoria para grandes empresas. Os executivos lembram o que representa “Finanças do Bem”: mais capital, mais tipos de capital e sua melhor alocação e uso para transformar mais vidas. A empresa gerencia cerca de R$ 3 milhões em ativos próprios e de terceiros e também aconselha processos em assets, seguradoras e bancos que remontam a vários bilhões.

A equipe da SITAWI é formada por 10 pessoas de 22 a 40 anos - todos com experiência no setor privado e social: o gestor de fundos Rob Packer, por exemplo, passou antes por Goldman Sachs e Kiva. Há pouco mais de seis meses recebeu o reforço do economista Gustavo Pimentel para ser o Diretor de Research & Advisory. Ex-sócio-líder da prática de sustentabilidade da Dinamus Consultoria, Pimentel tem experiência de 10 anos na interseção entre sustentabilidade e finanças, tendo passado por ABN AMRO, SR Rating e gerido o influente programa Eco-Finanças.


Continua...