Livro

ROBERTO TEIXEIRA DA COSTA LANÇA LIVRO SOBRE A HISTÓRIA DO MERCADO DE CAPITAIS NO BRASIL

Primeiro presidente da Comissão de Valores Mobiliários, em 1977, Roberto Teixeira da Costa foi o precursor na defesa dos interesses dos investidores minoritários e da utilização do mercado pelas empresas. A história do mercado de capitais no Brasil está diretamente associada à sua trajetória profissional, e esse percurso está registrado no livro: Valeu a pena! Mercado de Capitais: passado, presente e futuro, publicado pela Editora FGV em parceria com a FGV Direito Rio.

Esta autobiografia, que se confunde com a história da economia do país, possui registros fundamentais para o entendimento da evolução do mercado nacional, além de possuir “recomendações” de grandes nomes.

De acordo com Fernando Henrique Cardoso, autor do prefácio da obra: “Mais do que a vivência de uma pessoa que se destaca por sua permanente inquietação e presença na vida pública brasileira, o livro conta a história do mercado de capitais entre nós e, consequentemente, diz muito sobre nossa evolução econômico-financeira.”

Jorge Paulo Lemann, que teve Roberto Teixeira da Costa como primeiro chefe, assina a orelha do livro destacando que: “Num país de pouca institucionalização, Roberto sempre pensou muito à frente e tentou criar um arcabouço para o desenvolvimento de longo prazo.”

Para Edemir Pinto, autor do texto de apresentação, “O novo livro de Roberto Teixeira da Costa já nasce como um clássico na literatura econômica do Brasil. Primeiro, pelo autor, que está entre os “fun­dadores” do mercado financeiro e de capitais do país. Segundo, pela sua rica narrativa, que descreve sua intensa vida profissional nos últimos 60 anos, uma carreira que se confunde com a construção das bases da moderna economia brasileira.”

Nas palavras de Pedro Malan, que redigiu o texto da contracapa, “Este livro resume escritos que cobrem uma vida longa e produtiva de experiências exemplares e a reflexão do autor sobre elas, com o benefício da perspectiva de quem tem “memórias vividas”. Mas o autor não se furta a – nos capítulos finais – olhar à frente e perguntar-se sobre o futuro do mercado que tão bem conhece: descreve os gargalos que “dificultam um mercado mais forte” e as reformas estruturais necessárias para tal.

Trata-se de uma obra de fundamental importância para a compreensão do mercado de capitais, acompanhado e desenvolvido de perto por Roberto Teixeira da Costa, que finaliza o livro desvendando que o título: Valeu a pena! “indica que esse longo período de minha vida profissional foi compensador e em momento algum lamento o fato de a ele ter me dedicado com persistência e determinação.”

E deixa a todos os leitores a seguinte reflexão: “...devemos assistir ao filme Brasil e não nos basearmos em um momento específico que pode nos transmitir falsas impressões. Temos que perseguir os objetivos de mudanças com obstinação, e não esperar resultados imediatos. Mas elas virão!”


Continua...