Design

Marca é a Mãe!

Marca é como mãe, cada um tem a sua, mas nem todos a tratam como se deve. E se o seu relatório anual é como um albúm de fotos de família pergunte-se aonde deveria estar a imagem da gentil senhora...

Apesar de por muitos anos ter sido somente um livro com uma grande quantidade de dados e fotos bonitas, e em alguns casos com fotos nem tão bonitas assim e dados que não informam nada, o relatório anual é em sua essência, uma prestação de contas que serve para que a companhia preencha dois dos requisitos básicos de uma boa governança corporativa: Transparência (disclosure) e prestação de contas (accountability). Com a evolução do mercado e com a grande quantidade de informação disponível atualmente isso já não acontece com tanta freqüência na maioria das empresas (mas vale ressaltar que essa fórmula ainda é repetida até hoje). Elas já perceberam o valor de se comunicar, e principalmente, comunicar bem, sem subestimar os seus stakeholders. Mas como forma de comunicação os relatórios nem sempre são tratados como um veículo valioso na manutenção de um ativo intangível que pode influenciar bastante nos seus resultados: a marca.


Continua...