RI Small & Mid Cap

AREZZO: MELHOR RI “SMALL & MID CAP”

Há 42 anos no mercado, a Arezzo&Co possui quatro marcas - Arezzo, Schultz, Anacapri e Alexandre Birman - que se destacam pela qualidade, design, conforto e inovação. Hoje, além de líder do setor de calçados, bolsas e acessórios femininos no Brasil, também é exemplo de empresa “small & mid cap” com melhor programa de relações com investidores, prêmio que ganhou no IR Magazine Brazil Awards. Além disso, a companhia também recebeu menção honrosa por ficar entre as 5 finalistas na categoria “Melhor Encontro com investidores (small & mid cap)”.

Segundo Thiago Lima Borges, CFO e diretor de Relações com Investidores, a Arezzo&Co acredita que é fundamental ter uma boa interação com o mercado. Dessa forma, procura estar sempre disponível e atender de forma ativa as principais dúvidas e questionamentos dos investidores e analistas. “Para isso, é imprescindível que á área de RI esteja bem preparada e seja profunda conhecedora do negócio da empresa e do setor. Por esse motivo, grande parte da agenda do time é dedicada a entender profundamente a companhia, o que demanda um ótimo contato com todas as áreas da Arezzo&Co”, explica.

Além de Thiago, o departamento de RI também conta com o gerente Leonardo Pontes, a especialista Vanessa Sorechio e o analista sênior Leandro Vieira. As atividades da área envolvem primordialmente a comunicação constante com investidores para transmitir as expectativas da companhia em relação aos resultados e também a evolução da execução de estratégia e modelo de negócio. Para isso, além dos conference calls de resultados, a equipe organiza reuniões de investidores no Brasil e no exterior, eventos como feiras de calçados e lançamentos de coleções nas lojas e também o Arezzo&Co Day, que tem o objetivo de proporcionar um completo entendimento do modelo de negócios, estratégias de longo prazo e uma visão geral da indústria de calçados.

Dentro da empresa, a área de RI também tem outras funções que ajudam a desenvolver os profissionais e permitem uma interação mais profunda com investidores, como construção de modelos de valuation, preparação de material para o Conselho de Administração e análises de comparação com os pares do setor. “Também temos a função de comunicar internamente o que está acontecendo no setor e com empresas similares à nossa”, diz Borges.

Outro ponto bastante importante para a Arezzo é a transparência. “Comunicamos nossa estratégia ao mercado buscando deixar os investidores cientes do direcionamento da companhia e da evolução do modelo de negócio e projetos, consequentemente atualizando os resultados que obtemos durante o ano, o que gera uma relação de confiança”, destaca o diretor de RI.

As boas práticas surtiram efeitos positivos no mercado. Segundo Luiz Cesta, analista da Votorantim Corretora, a empresa propicia a proximidade dos analistas com o management da companhia e tem um dos melhores sites do setor. “Além disso, o atendimento da equipe de RI da Arezzo&Co é um dos mais ágeis entre as companhias que acompanho.” Apesar do reconhecimento, Thiago Borges acredita que sempre é possível melhorar. “Costumamos dizer que uma meta cumprida é, no mínimo, a base para a próxima meta. Vamos manter o trabalho ainda mais forte na área e em toda a empresa para continuarmos evoluindo nas interações com os investidores”, afirma.

O executivo conta que há uma percepção que os investidores gostam de interagir com outras pessoas do management, além da área de RI. “Dessa forma, sempre que possível tentamos encaixar uma conversa com o time da Arezzo&Co. O objetivo agora é tornar essas interações mais estruturadas e mais frequentes”, destaca.

Fundada em 1972, na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, a Arezzo nasceu da inspiração e do desejo da família Birman de ligar a produção à moda italiana, no contexto dos anos 70, em meio à grande influencia da moda europeia no mundo. Nos anos 90, a empresa deixou de ser uma indústria de sapatos para se transformar na maior rede varejista de calçados femininos da América Latina. Em 2007, vendeu 25% do seu capital a fundo de investimentos e, quatro anos depois, estreou no Novo Mercado da BM&FBovespa. Seu IPO foi considerado por muitos analistas como o mais bem sucedido da história do país.

Anderson Birman, fundador do grupo, deixou a presidência em março de 2013 para assumir a liderança do Conselho de Administração. Em seu lugar entrou o filho Alexandre, com a missão de fazer a empresa ganhar mais agilidade. Entre as suas estratégias de crescimento, estão a expansão da marca Schultz, o aumento das lojas Arezzo, o fortalecimento das marcas nas lojas multimarcas e as vendas online. Atualmente, a companhia comercializa mais de 9 milhões de calçados por ano, além de bolsas e acessórios.

Também vale destacar que a companhia vem demonstrando consistência em seus resultados e é uma das empresas melhor posicionadas no setor de tecidos, vestuário e calçados, com uma das maiores margens líquidas do segmento, superando empresas como Lojas Renner, Lojas Marisa, Le Lis Blanc e Guararapes.

O último relatório de resultados divulgado no dia 29 de julho agradou aos investidores. A Arezzo registrou um crescimento de 8,9% no lucro líquido do segundo trimestre de 2014, atingindo R$ 31,6 milhões. A receita líquida, por sua vez, teve crescimento de 6,8% na comparação anual, totalizando R$ 253,7 milhões. Já o Ebitda atingiu a marca de R$ 42.281 milhões, o que representou um avanço de 4,45% ante o segundo trimestre de 2013.


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