Relações com Investidores

IBRI 20 ANOS: UMA TRAJETÓRIA DE SUCESSO

No longínquo 5 de junho de 1997 foi fundado o IBRI - Instituto Brasileiro de Relações com Investidores, por profissionais experientes e visionários do mercado de capitais. O principal objetivo era desenvolver atividades para formar e valorizar no Brasil a nascente profissão de Relações com Investidores, apoiando o desenvolvimento do mercado de capitais nacional.

O IBRI nasceu dinâmico, se estruturando com as melhores práticas de governança corporativa e uma área administrativa ágil, sendo essa estrutura aprimorada nos últimos 20 anos. No Instituto sempre houve separação entre o conselho de administração e a diretoria executiva, que são formados exclusivamente por profissionais de relações com investidores. Isso faz com que o IBRI seja um instituto “puro-sangue”, onde os administradores tenham o interesse único de desenvolver a profissão no país.

Com essa estrutura e foco, o instituto se desenvolveu significativamente nos seus 20 anos, se transformando no maior organização de representação de profissionais pessoas físicas de relações com investidores da América latina. Houve muito suor nessa trajetória de desenvolvimento que possui cinco pontos focais: 1) Pesquisas; 2) Fóruns de discussão; 3) Ampliar a Visibilidade da profissão; 4) Reguladores e Auto Reguladores; e 5) Educação.

1) Pesquisas

Desde 2003, em convênio com a FIPECAFI, o instituto realiza pesquisa anual sobre o Profissional e a Área de RI, objetivando mapear as principais características do profissional e como está a evolução dos departamentos de RI das companhias brasileiras. A estratégia é: somente podemos agir sobre algo mensurável.

Visando aprimorarmos nosso relacionamento com a academia, em 2013, lançamos uma área para professores que aproxima a academia e alunos da realidade dos profissionais de RI e do mercado de capitais brasileiro. Nessa área de acesso exclusivo do site, já temos 240 professores inscritos. Os docentes se cadastram e recebem todo material produzido pelo Instituto, como pesquisas e enquetes.

2) Fóruns de discussão

Assuntos complexos merecem direcionamento e foco, e nesse contexto o instituto criou vários eventos que contribuíram na busca de soluções para a profissão no Brasil. Dentre vários, destaco os mais representativos.

Desde 1999, em parceria com a ABRASCA, realizamos o Encontro Nacional de RI que se transformou no maior evento do mercado de capitais regular no Brasil. Estamos na 19ª edição, e tenho convicção de que esse evento contribuiu muito para o desenvolvimento da profissão e do mercado de capitais nacional, pois sempre primou pela qualidade técnica, com participação da alta administração das empresas e de autoridades internacionais.

No inicio dos anos 2000, o Brazil Day foi um evento que contribui efetivamente para aumentar a visibilidade das companhias brasileiras junto aos investidores e analistas internacionais.

Com a Apimec e mais 11 entidades de mercado, criamos em 2005 o CODIM que tem como objetivo discutir e sugerir a utilização das melhores formas de divulgação de informações das companhias abertas para os seus mais diferentes usuários, através de pronunciamentos de orientação a serem disseminados publicamente no mercado.

3) Visibilidade

A visibilidade é fundamental para que nossos associados e parceiros conheçam a dinâmica diferenciada do instituto.

Assim, estrategicamente, desde 1998 mantemos o espaço IBRI Notícias na Revista RI, onde o Instituto compartilha a cobertura dos eventos realizados e as principais notícias relacionadas a área de RI.

Fizemos parceria em 2004 com o jornal Valor Econômico que inclui a publicação mensal da Coluna IBRI, material institucional de responsabilidade do Instituto, e espaço para divulgação de artigos no Espaço IBRI.

A partir de 2005, em conjunto com a revista IR Magazine, realizamos a versão brasileira do IR Magazine Awards, premiação destinada às melhores empresas e profissionais nas diversas modalidades de Relações com Investidores.

Uma das mais antigas e produtivas parcerias do instituto é com a The Media Group, responsável por nossa comunicação visual, pelo nosso site e pelo novo logotipo do IBRI.

4) Reguladores e Autorreguladores

Desde junho 1999, o Instituto mantém convênio com a CVM. Por meio do convênio, o Instituto participa Programa TOP (Treinamento de Professores), do Comitê Consultivo de Educação, do Prêmio Imprensa de Educação ao Investidor e, anualmente, temos reuniões com a autarquia para abordarmos assuntos de interesse. Esse convênio sempre gerou resultados excelentes para o instituto e, por consequência, para o mercado de capitais brasileiro.

Em 2006 o IBRI assinou Convênio de Cooperação e Intercâmbio Operacional com a B3. O convênio prevê a criação de uma Comissão Permanente que desenvolve diversas atividades como programas de treinamento, cursos, eventos, dentre outros.

A ABVCAP (Associação Brasileira de Private Equity & Venture Capital) é parceira do Instituto desde 2013 quando as entidades assinaram convênio de cooperação para aprofundar suas relações institucionais para difundir e aprimorar as práticas de Relações com Investidores na indústria de private equity, venture capital e seed capital.

5) Educação

Em 2001, em conjunto com FIPECAFI, lançamos o MBA Finanças, Comunicação e Relações com Investidores, com o objetivo de disseminar a teoria e prática do papel do RI, contribuindo para a formação de potenciais profissionais para o mercado. Um parceiro que deve ser sempre lembrado é o professor Iran Siqueira Lima.

Nesse contexto, e também em conjunto com a Fipecafi, em 2011, lançamos um e-Learning: “Relações com Investidores: Contexto e Conceitos”. Estruturado em uma moderna plataforma tecnológica educacional o curso oferece opção rápida e prática de educação a distância para profissionais que estão iniciando carreira na área de Relações com Investidores.

Além disso, era e é fundamental criar uma bibliografia para os estudantes, professores e profissionais de RI. Assim foram lançadas diversas publicações tais como:

  • 2014: livro “Relações com Investidores da Pequena Empresa ao Mercado de Capitais” em parceria com a CVM.
  • 2014: livro “A abertura de Capital no Brasil – IBRI&PwC”
  • 2013: Guias Rápidos, sendo que primeiro guia lançado foi sobre agências de rating.
  • Em outubro de 2012, o IBRI em parceria com a BM&FBovespa e a Souza Cescon lançaram o novo Guia de Relações com Investidores.
  • 2008: "Código de Conduta" que é baseado nos princípios: Transparência; Equidade; Franqueza e Independência; Integridade e Responsabilidade e que foi coordenado pelo Professor Lélio Lauretti.
  • 2007: livro “O Estado da Arte das Relações com Investidores no Brasil”.
  • 2007: Guia de Relações com Investidores (em parceira com a Bovespa).
  • 2007: Manual do RI: Princípios e Melhores Práticas de Relações com Investidores de William F. Mahoney (em conjunto com a IMF Editora).

Relacionado a todos os pontos focais citados, no final de 2012, o Instituto lançou a certificação do profissional de RI, pioneiro no mundo, para acompanhamento das exigências e a evolução do mercado. Nesse sentido, em 2015, após longo trabalho, incluímos a profissão de RI no cadastro brasileiro de ocupações (CBO) no Ministério do Trabalho.

Muitos e importantes profissionais administraram essa trajetória de sucesso, mas como o espaço editorial é limitado, gostaria de destacar os nomes dos presidentes do Conselho de Administração e Executivos que fizeram essa história até agora. Presidentes do Conselho de Administração: Carlos Gilberto Gonçalves Caetano, Mozart de Figueiredo Galvão, Alfredo Egydio Setubal, José Luiz Acar Pedro, João Pinheiro Nogueira Batista, Luiz Fernando Rolla, Geraldo Soares Leite Filho e Edmar Prado Lopes Neto. Presidentes Executivos: Luis Paulo Soares, Arleu Aloísio Anhalt, Roberto da Cunha Castello Branco, Doris Wilhelm, Geraldo Soares Leite Filho, Ricardo Florence dos Santos, Vítor Fagá de Almeida e Rodrigo Lopes da Luz. Evidentemente que lembramos do superintendente Luiz Roberto Cardoso pelos trabalhos desenvolvidos no instituto e apelidado de bombeiro por apagar alguns incêndios em momentos de stress!

Como vocês podem perceber, foram 20 anos de muito suor e realizações, sendo sintomático com o mote criado pela FSB da campanha lançada em 2014: "O RI cria valor". A relevância do profissional de Relações com Investidores tanto para as companhias abertas como para o mercado de capitais é reconhecido. Atualmente, é essencial para qualquer cia aberta nacional que ser reconhecida pelo mercado ter um profissional de RI competente e dinâmico em sua estrutura. 

Geraldo Soares
é membro do Comitê Superior de Orientação, Nominação e Ética do IBRI e presidente do Conselho de Supervisão de Analistas de Valores Mobiliários - Apimec.
geraldo.soares@itau-unibanco.com.br


Continua...