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Espaço Apimec

APIMEC 50+ E O RELACIONAMENTO COM AS COMPANHIAS E PROFISSIONAIS DE RI

A APIMEC - Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais completou 51 anos, tendo como ponto de partida a fundação, em 1970, no Rio de Janeiro da ABAMEC - Associação Brasileira dos Analistas do Mercado de Capitais. Na sequência, outros centros de negócios financeiros fundaram suas associações, a saber Distrito Federal, Minas Gerais, Nordeste, São Paulo e Sul e Nordeste, que passaram a ser chamadas de regionais. Em 1988 essas regionais decidiram criar a Abamec Nacional, para unificar a representação institucional dos analistas e coordenar as atividades técnicas e educacionais, com destaque para as reuniões com companhias abertas e os Congressos Nacionais.

Em 2003, após o exitoso Congresso de 2002 em Porto Alegre, onde foi lançado o Plano Diretor do Mercado de Capitais, os dirigentes da Abamec decidiram ampliar o escopo da entidade e a renomearam para APIMEC. Na sequência foi implantada a Certificação Nacional do Profissional de Investimento (CNPI), de início com caráter de distinção, mas logo reconhecida e admitida pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) como pré-requisito para registro do analista de valores mobiliários junto ao órgão regulador.

Em 2010, a já consolidada atividade de certificação, desenvolvida pela Nacional e apoiada pelas regionais, ganhou mais relevância com a Instrução CVM 483, que disciplinou a atividade do analista em novas bases, substituindo o registro do analista na CVM pelo credenciamento junto a entidade credenciadora, sendo que a Apimec foi reconhecida como tal, exercendo consequente atividade de supervisão, em regime de autorregulação. Em 2018 o ciclo foi completado pela inclusão nesse credenciamento das pessoas jurídicas, ou casas de análise, atualmente disciplinado pela Resolução CVM 20/2021.

Durante esses 50 ANOS, as tradicionais atividades técnicas e educacionais da Apimec continuaram a ser realizadas especialmente pelas regionais, com destaque para as famosas reuniões presenciais Apimec com as companhias abertas, cuja recorrência anual passou a ser registrada pelo Selo Assiduidade. Até junho de 2021, eram as mais longevas parcerias em reuniões Apimec: BRF (37 anos), Dexco (anterior Duratex, 35 anos), Banco do Brasil (26 anos), Itau Unibanco (26 anos), Eletrobrás (25 anos) e Gerdau (25 anos). Em 2020, a pandemia covid19 trouxe o desafio de reformatar as reuniões para a versão digital online, processo que foi liderado pela regional paulista, contando com a parceria das regionais Rio e Sul.

Além das reuniões com empresas, as regionais realizaram memoráveis seminários setoriais, valorizando as especialidades econômicas, por exemplo, Mineração em Minas Gerais, Petróleo e Gás no Rio de Janeiro e Distribuição de Energia Elétrica em São Paulo, sempre contando com a parceria das companhias dos respectivos setores. Destaque-se também a série de Encontros Regionais, de caráter multitemático, realizados pela Apimec Nordeste. Finalmente, em 2020, o Comitê de Eventos da Apimec desenvolveu o formato digital online para eventos setoriais e temáticos, lançando a série WEB Encontros Apimec Brasil, já realizados eventos de BDRs e Startups.

O mercado de capitais brasileiro cresceu consideravelmente no século XXI e se abriu ao mercado global, absorvendo novas técnicas e dinâmicas, exigindo investimentos em tecnologia e processos e revisão dos normativos, por parte dos reguladores e entidades do mercado. Do lado da Apimec, as novas demandas de associados, certificados, credenciados, investidores e entidades parceiras, conduziram a um processo de reestruturação societária, para viabilizar a adequação da entidade a nova dinâmica do mercado. O processo começou em 2016 e culminou em 2020 com a união de regionais formando a APIMEC BRASIL, sendo que a Nacional foi convertida em APIMEC Autorregulação.

A Apimec assim reestruturada está se preparando para ampliar o diálogo com os reguladores e estreitar os laços de cooperação com as demais entidades do mercado e com as companhias, abertas e fechadas, assim como aprimorar a representação junto a comitês e conselhos de entidades parceiras. A nova estrutura operacional da Apimec Brasil conta com as diretorias de Relacionamento com Empresas e Eventos (DREE), Educação e Certificação (DEC), Técnica (DT) e Administrativa-Financeira (DAF), as quatro atuando sob coordenação da Presidência Executiva, em sintonia com o Conselho Diretor da Apimec (CDA).

A DREE coordenará as reuniões com empresas e eventos técnicos nacionais, além de apoiar a formatação de eventos regionais, voltados às necessidades locais. Entre seus objetivos está a incorporação de novas práticas e tecnologias de reunião e comunicação, o aprimoramento do relacionamento com os profissionais de relações com investidores das companhias tradicionais e a aproximação com os RIs das novas companhias. Concorre nesse sentido, o Prêmio Apimec-IBRI, lançado em 2020, que premia de forma cruzada analistas de investimento e profissionais de relações com investidores.


Lucy Sousa
é presidente executiva da Apimec Brasil.
apimec@apimec.com.br


Continua...