Diversidade

30% CLUB: DO CRESCIMENTO DA DIVERSIDADE À PARIDADE DE GÊNERO

O 30% Club é uma iniciativa global, sem fins lucrativos, voltada aos países do G20 (segundo o FMI, em 2023 o Brasil ocupa a 9ª posição, com um PIB estimado em US$ 2,13 trilhões), que tem por missão promover o equilíbrio de gênero nos Conselhos de Administração das 100 maiores companhias do mercado de capitais do G20.

Inicialmente, o 30% Club adotou como lema o “crescimento através da diversidade”. No entanto, como o entendimento por parte das companhias é de que diversidade se refere à uma visão mais ampla para a composição do colegiado (experiência no setor, em finanças corporativas, em inovação, em governança, em ESG, IA, etarismo, raça, entre outros), o 30% Club em 2023 passou a adotar o lema o “caminho para paridade de gênero”.

No Brasil, as atividades do 30% Club tiveram início em 2019. Desde então, foi criado o 30% Club Boardwomen Index IBrX 100, para identificar a porcentagem de conselheiras nas companhias do índice IBrX100 - 100 maiores companhias de capital aberto do país. Atualmente, o levantamento de informações do Boardwomen Index é realizado pela PwC, de forma independente.

O propósito da campanha local é atingir, pelo menos, 30% de mulheres em Conselhos de Administração até 2026. A última edição do Boardwomen Index aponta que houve um aumento de 60% de mulheres em Conselhos de Administração nos últimos 4 anos. A análise apontou ainda que, entre 1º de maio e 1º de novembro de 2023, o número da representatividade feminina nos Conselhos aumentou de 16,9% para 20,2%. A trajetória ascendente coloca o Brasil na 8ª. posição entre os 18 capítulos do 30% Club globalmente.

Numa iniciativa pioneira do 30% Club, o capítulo brasileiro instituiu no ano passado, o 30% Club Brazil Award. Em 30 novembro de 2023, foi promovida a cerimônia da primeira edição do prêmio, com a finalidade de reconhecer as companhias do Index IBrX 100 que contemplavam, 30% ou mais de mulheres nos Conselhos de Administração em 2023.

A seguir, as 17 Companhias foram agraciadas com o 30% Club Brazil Award: B3, Banco do Brasil, BRF, Carrefour, Cogna Educação, Hypera Pharma, Magazine Luiza, M. Dias Branco, Natura Brasil, Porto Seguro, Rumo Logística, Santander, Suzano, TIM, Totvs, Vivara e Vivo.

Essas companhias foram representadas na cerimônia de premiação pelas suas principais lideranças que puderam compartilhar com as demais, suas trajetórias e experiências na adoção de Conselhos com 30% da paridade de gênero. A expectativa é que essas 17 companhias inspirem as demais companhias do IBrX100 e abram caminho para que na segunda edição do prêmio, em 30 outubro de 2024, possamos dobrar o número de companhias premiadas.

Igualmente fundamental nesta trajetória é o apoio que temos recebido de órgãos reguladores e de entidades que estão relacionadas ao mercado de capitais. Além da B3, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), o Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI), o Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon), a Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais do Brasil (Apimec), a Associação de Investidores no Mercado de Capitais (Amec), a Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca) e a Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp) têm sido aliados nesta nossa jornada.

Estudos globais a respeito da paridade de gênero de ao menos 30%, sejam acadêmicos ou conduzidos por consultorias, demonstram uma correlação entre Conselhos de Administração diversos, com paridade de gênero, com o desempenho das companhias, seja no botton line, como nos aspectos ESG (Ambiental, Social e Governança) das companhias.

Ao analisamos o cenário de 2019, percebemos importantes avanços, que passam pelo campo da educação e da qualificação profissional, de ambientes organizacionais mais inclusivos, e pela própria pressão da sociedade e do mercado, além da contribuição do 30% Club, nessa jornada.

Em 2024, no meu segundo ano como presidente do Conselho (Advisory Board), tenho a satisfação de anunciar ao mercado, a nossa agenda que contempla dois objetivos estratégicos: 1) reforçar a campanha de novos membros, de forma a seguir atraindo os presidentes de Conselho e CEOs das 100 maiores companhias do mercado de capitais brasileiro e 2) evoluir em nossa estrutura de governança.

Para materializar esses objetivos, importante iniciativas estão em curso:

  • Revisão do Planejamento Estratégico 2023-2026.
  • Colaboração de um novo parceiro de Relações Públicas e Assessoria de Imprensa, a PinePr.
  • Promoção da 2ª edição do 30% Club Brazil Award, em 30 de outubro de 2024.
  • Redesenho dos Comitês de Assessoramento ao Advisory Board.
  • Elaboração e divulgação do Formulário de Referência.
  • Elaboração e divulgação do Relatório Anual da Administração.
  • Participação na reunião anual do G20, em novembro de 2024, no Rio de Janeiro.

Seguimos fortalecidos e confiantes na nossa meta aspiracional local de atingir 30% de paridade de gênero nos Conselhos das 100 maiores companhias do mercado de capitais até 2026 (atualmente temos a marca de 20%).

Acreditamos que a união entre as companhias, academia, mercado, imprensa, profissionais, entidades do mercado de capitais, opinião pública, governos e a própria sociedade, resultará em novas e positivas transformações para que cada vez caminhemos para a paridade de gênero nos Conselhos de Administração, representando a pluralidade presente em nossa sociedade, como fator benéfico a todos nós.

Anna Guimaraes
é Presidente do Conselho do 30% Club Brasil.
aguimaraes@30percentclub.org


Continua...