Melhores Práticas

INVESTOR DAY ENTRA NA AGENDA DO MERCADO

O paranaense Vitor Botelho, engenheiro, investe em ações desde os anos 80. Dedicado, além de acompanhar diariamente as cotações e ler as análises de especialistas ele também viaja de 3 a 5 vezes por ano para conhecer as instalações das companhias em que investe e para participar de eventos dedicados a acionistas. Para Botelho, o mais importante nessas oportunidades é conversar pessoalmente com a direção da empresa. “No encontro “olho no olho”, é possível sentir a credibilidade que eles têm para passar”, diz.

Essas apresentações públicas, também conhecidas como “Investor Day”, são um símbolo do avanço das práticas de RI no Brasil. Elas se tornam mais frequentes na medida em que cresce o interesse das companhias em se aproximar de analistas e investidores e cultivar um bom relacionamento com esses públicos.

De acordo com levantamento feito pela Associação dos Analistas e Profissionais do Mercado de Capitais (Apimec), em 2013, 109 companhias abertas realizaram 122 reuniões. Já um estudo da consultoria MZ Group realizado com 300 analistas e investidores constatou que 60% deles consideram importante visitar as empresas.

Criados para estimularem uma relação mais direta e transparente entre companhias e investidores, os encontros se tornaram obrigatórios em pelo menos uma vez ao ano para as empresas de capital aberto, juntando-se a outras obrigatoriedades de uma companhia listada na Bovespa, como a divulgação de resultados trimestrais e de fatos relevantes, conforme prevêem as instruções da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Segundo Doris Pompeu, sócia-diretora da Global RI, as empresas que promovem Investor Day têm uma oportunidade diferenciada de fornecer conhecimentos aprofundados sobre seu funcionamento e suas estratégias. “É como um dia de ‘imersão’ na empresa. Muitas vezes, quando é realizada em uma unidade da companhia, contribui para tornar tangível aquilo que alguns dos profissionais do mercado conheciam apenas a partir de textos e comentários”, afirma.

De acordo com a administradora e CEO da GoBlue Anna Elisa Ribeiro, que frequenta Investors Day há 2 anos, essencial também é o quanto as reuniões agregam em transparência na gestão. Entre suas preferidas, em termos de qualidade das apresentações, qualificação dos gestores e preocupação no entendimento das informações, estão Arezzo, Natura, Randon e Renner. “Esse tipo de comportamento das empresas dá segurança aos investidores”, garante.

Para que os investidores aproveitem melhor esses encontros, Anna aconselha que analisem previamente alguns números da empresa e performance dos papéis, para avaliarem a coerência do discurso com o resultados já realizados, e assim poderem questionar os executivos. “Sempre observo o conhecimento da equipe em relação aos temas macroeconômicos, assim como procuro entender as estratégias de posicionamento, expansão e inovação afim de que possam garantir a competitividade e longevidade do negócio”, ressalta.


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