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PRÊMIO ABRASCA DE CRIAÇÃO DE VALOR VALORIZANDO A EXCELÊNCIA EMPRESARIAL

Desde 2008 a ABRASCA identifica e premia os melhores casos de criação de valor dentre as companhias abertas listadas na BM&FBovespa. Ao longo dos anos, a metodologia foi sendo aprimorada para segregar dos cálculos de criação de valor os efeitos de valorizações isoladas nos preços das ações.

A primeira evolução na metodologia foi utilizar a media da criação de valor nos três últimos anos como parâmetro para ranqueamento das companhias, evitando que fossem premiados casos em que a valorização das ações tenha sido apenas pontual.

Nesta edição, o Comitê do Prêmio ABRASCA de Criação de Valor promoveu novos ajustes na metodologia, passando a considerar o resultado obtido pelas empresas na média dos últimos cinco anos. Foram ponderados, portanto, os resultados de 2010, 2011, 2012, 2013 e 2014. A ampliação do período analisado permite observar quais os setores apresentaram criação consistente de valor e quais apenas recuperaram perdas de anos anteriores.

Pela nova fórmula de cálculo, a criação de valor considerada para fins de premiação da edição de 2015 passou a ser uma média ponderada utilizando os pesos: 10% para o ano de 2010; 15% para 2011; 20% para 2012; 25% para 2013 e 30% para 2014.

Foi incluído ainda um novo critério: o de robustez financeira, ou seja um processo de refinamento quantitativo composto por 10 indicadores, entre eles Crescimento das Receitas, Endividamento sobre PL, Retorno do Acionista, Margem Bruta e Margem EBIT. O objetivo deste critério é avaliar de forma objetivo o desempenho qualitativo das empresas, no período de cinco anos.

Foi alterado ainda o critério de liquidez, que passou a selecionar as empresas que fazem parte da Carteira do IBrA – Índice Brasil Amplo da BM&FBOVESPA. Os demais critérios de premiação não foram alterados.

Cálculo de Criação de Valor
Foram selecionadas para concorrer ao PRÊMIO ABRASCA DE CRIAÇÃO DE VALOR 2015 as companhias que obtiveram maior pontuação, segundo cálculos feitos com a utilização de Metodologia, desenvolvida pela SABE Consultores em conjunto com a Abrasca, em cinco etapas sucessivas obedecendo critérios quantitativos e qualitativos.

1. Critério de Liquidez
Para selecionar as companhias abertas com liquidez foi utilizado como critério as empresas que fazem parte da Carteira do IBrA – Índice Brasil Amplo em 31/12/2014. Iniciaram a disputa 119 companhias (128 ações).

2. Critério de Valorização da Ação
Por este critério são classificadas as companhias pela valorização das cotações ajustadas de suas ações em bolsa nos últimos 5 (cinco) anos, tomando como base a cotação de fechamento do último dia do ano comparada com igual período do ano anterior. A medida de valorização das cotações ajustadas das ações inclui todos os proventos em dinheiro e ações concedidos pela empresa.

O cálculo foi expresso na média ponderada utilizando os pesos: 10% para o ano de 2010; 15% para 2011; 20% para 2012; 25% para 2013 e 30% para 2014. Foram avaliadas 128 ações de 119 companhias e excluídas da disputa 47 ações de companhias que deram valorização nula ou negativa na média ponderada dos cinco anos, restando 77 companhias (81 ações).

3. Critério de Robustez Financeira
As companhias selecionadas passaram em seguida pelo critério de “Robustez Financeira”, composto por 10 indicadores acompanhados de pontuação e ponto de corte.

# INDICADOR PONTOS CORTE
1 Crescimento das Receitas 3 > 19%
2 Endividamento sobre PL 3 < 85%
3 Retorno do Acionista 3 > 21%
4 Margem Bruta 2 > 38%
5 Margem EBIT 3 > 27%
6 Margem Líquida 2 > 19%
7 Valor Adicionado para Pessoal 1 > R$1 Bi
8 Valor Adicionado para Governo 1 > R$1 Bi
9 Valor Adicionado para Remuneração de Capital de Terceiros 1 > R$1 Bi
10 Valor Adicionado para Remuneração de Capital Próprio 1 > R$1 Bi


Aplicação do Critério

Primeira etapa – Feita com base na média ponderada de cada indicador calculado para cada empresa, em cada um dos cinco anos da pesquisa, de acordo com a fórmula:

INDi = (IND2010*0,10 + IND 2011*0,15 + IND2012*0,20 + IND2013*0,25 + IND2014*0,30) / 1

Segunda etapa – Feita com base na soma dos pontos definidos para cada indicador (vide tabela acima) de cada empresa selecionada na 1ª etapa.

Terceira etapa – Foram selecionadas as companhias que tiverem obtido um percentual ou valor acima (abaixo no caso de Endividamento) definido na coluna “CORTE” (vide tabela acima) de cada empresa selecionada na 1ª etapa (Exemplo: Margem Bruta > 38% ao ano na média ponderada).

A aplicação do critério de Robustez Financeira eliminou 13 companhias ficando para a disputa 64 companhias pertencentes a 12 setores de atividade. Destas 64 companhias foram eliminadas 25 companhias, algumas por não pertencerem aos setores selecionados, outras por estarem com menor equilíbrio em relação às concorrentes do seu setor.

Ficaram, portanto, para a disputa de candidatas ao prêmio 39 companhias de 12 setores, que em seguida foram submetidas a dois critérios qualitativos.

4. Critério questionário qualitativo para analistas do mercado
Por este critério é aplicado um questionário qualitativo aos Analistas certificados pela APIMEC e as respostas são parametrizadas criando um termômetro de qualidade da gestão da companhia em relação aos seguintes itens: (a) influência do ambiente externo sobre o lucro operacional e sustentabilidade dos resultados; (b) transparência e atuação da área de Relações com Investidores; (c) projetos/atuação na área social; (d) gestão e controle de riscos; (e) práticas de governança corporativa; e (f) política de distribuição de dividendos da companhia.

5. Critério do voto das entidades do mercado de capitais
Tanto os resultados dos questionários como o cálculo do valor criado foram apresentados ao Comitê de Premiação, formado por representantes de 13 entidades do mercado. Em voto aberto, cada um defendeu o voto dado à empresa que, em sua avaliação, foi o melhor caso de criação de valor de 2014. A reunião foi acompanhada por representante de uma auditoria, que também conferiu todo o material utilizado no processo de seleção.


RESULTADO DO PRÊMIO ABRASCA DE CRIAÇÃO DE VALOR 2015
Atenderam aos critérios de seleção 77 companhias. Desse número foram indicadas 12 companhias para concorrer ao Prêmio Criação de Valor. Foram selecionadas ainda três companhias, por setor de atuação, para concorrem ao prêmio Destaque Setorial.


VENCEDORA DO PRÊMIO

Companhia Setor Valorização das Ações Robustez Financeira Avaliação Qualitativa (pontos)
WEG Maquinas e Equipamentos 23,35% 10% 16


DESTAQUES SETORIAIS

Companhia Setor Valorização das Ações Robustez Financeira Avaliação Qualitativa (pontos)
Alpargatas Tecido, Vestuário e Calçados 25,82% 25% 6
BRF Alimentos e Bebidas 22,68% 20% 11
Bradesco Bancos e Crédito 10,92% 85% 13
Cemig Energia Elétrica 26,65% 50% 12
Cetip Serviços Financeiros 35,70 50% 8
Pão de Açúcar Atacado e Varejo 19,20% 35% 9
Kroton Educação 69,66% 4% 3
Ultrapar Holding 21,77% 15% 12
Valid Tecnologia da Informação 33,40% 15% 8


WEG: O MELHOR CASO DE CRIAÇÃO DE VALOR

Apesar de um ano difícil para a economia brasileira, a vencedora do Prêmio Abrasca de Criação de Valor, WEG S/A, se saiu bem obrigado. No primeiro semestre do ano, a Receita Operacional Líquida (ROL) atingiu R$ 2.349,4 milhões, com crescimento de 29,0% sobre o segundo trimestre de 2014 e de 10,3% sobre o primeiro trimestre de 2015.

O presidente da companhia explica que “no segundo trimestre observamos a intensificação das mesmas tendências observadas no trimestre anterior”. No mercado interno, o crescimento no segmento de equipamentos para geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, principalmente nos sistemas de geração eólica, mais do que compensou a queda do investimento industrial em expansão de capacidade e do consumo.

No mercado externo, a desvalorização de mais de 37% da moeda brasileira, na comparação com as cotações médias do 2T15 e do 2T14, potencializou a diversificação geográfica e a ampliação da linha de produtos, resultando em forte crescimento da Receita Operacional Líquida. “Esses resultados reafirmam uma das mais importantes características do nosso modelo de negócios, a capacidade de encontrar e explorar oportunidades de crescimento mesmo em cenários macroeconômicos desfavoráveis”, destaca Harry. O presidente da empresa também ressaltou que o cenário global para os próximos três anos com que trabalham é de um mercado desafiador, porém com inúmeras oportunidades que serão trabalhadas com muita energia e foco.

DESTAQUE SETORIAIS
A companhia destaque em Serviços Financeiros, a CETIP, também possui planos ambiciosos para o futuro. Segundo Willy Otto, diretor-executivo Financeiro, Corporativo e de RI da companhia, a companhia é focada em gerar valor para os acionistas provendo soluções financeiras cada vez melhores e mais eficientes para seus clientes.

O Destaque Setorial em Educação, a Kroton, atribui seus bons resultados ao Sistema de Gerenciamento Kroton (SGK). Segundo a companhia, o sistema é uma maneira simples, organizada e didática de representar todos os passos e momentos de gestão, desde a estratégia até a execução, incluindo as ferramentas adotadas e a governança necessária para fazer girar a complexa engrenagem do Grupo Empresarial.

No setor de Bancos e Crédito o destaque foi para o Bradesco. Segundo Luiz Carlos Angelotti, diretor-executivo e de RI do Banco, os investimentos em tecnologia garantira, à instituição atingir excelentes indicadores de eficiência e consequente rentabilidade. O desafio da companhia será a reestruturação em absorção das operações adquiridas do HSBC.

O Grupo Ultra foi o destaque dentre as holdings diversificadas. Os bons resultados apresentados pela Ultrapar, mesmo em período adverso, refletem disciplina na identificação de fatores estratégicos, planejamento criterioso e execução rigorosa. Segundo a companhia, o resultado obtido ao longo dos últimos cinco anos reflete a decisão estratégica de atuar em setores resilientes e alavancados no crescimento da companhia, em posição de liderança que permite contribuir para o desenvolvimento e a formalização de seus mercados.

Em Tecnologia da Informação o destaque foi a Valid, líder no fornecimento de soluções em meios de pagamento, telecomunicações e identificação, que conquistou pela primeira vez o Prêmio Destaque Setorial. As ações da companhia registraram, na média dos últimos cinco anos (2010 a 2014), valorização de 33,4%. Um resultado expressivo em relação ao baixo desempenho do Ibovespa neste período. Em 2014, o índice fechou o ano em queda de -17,96 e em 2015 amargou perda de 13,31%. O bom desempenho da companhia foi pautado pela política de diversificação, não só nas unidades de negócios no Brasil como nas do exterior, principalmente no mercado americano.

A Cemig foi eleita o melhor caso de criação de valor do setor de Energia Elétrica: entre 2010 a 2014, as ações da empresa registraram, na média, valorização de 26,65%. A escolha da empresa foi baseada também no excelente resultado apresentado pelos indicadores de robustez financeira, entre eles, o crescimento da receita, endividamento sobre o P/L, margem bruta e margem Ebit.

Segundo o diretor de Relações Internacionais e de Comunicação da Cemig, Luiz Fernando Rolla, “o desempenho obtido ao longo dos últimos anos reflete uma sólida estratégia de crescimento, boas práticas de governança corporativa e um portfólio diversificado de negócios”. Para os próximos anos, a meta da empresa é “trabalhar na reposição de ativos depreciados, melhorar os serviços prestados aos clientes e introduzir novas tecnologias”, complementou.

A BRF, uma das maiores exportadoras de carnes do mundo, foi eleita como o melhor caso de criação de valor do setor de alimentos em 2014. Na média dos últimos cinco anos, as ações da companhia registram valorização de 22,68%. Pesou também na indicação da empresa a robustez dos principais indicadores financeiros entre 2010 a 2014, além da excelente avaliação qualitativa feita pelos analistas indicadas pela Apimec.

André Mota, gerente de Relações com Investidores da BRF, explica que este resultado é fruto das grandes transformações que a companhia vem passando nos últimos cinco anos. “A BRF está extremamente focada em se tornar uma empresa global, direcionada ao consumidor final e com marcas fortes. Esses pontos, que ganharam mais força em 2015, vêm sendo muito bem vistos pelo mercado e estão 100% alinhados com o plano estratégico de longo prazo da companhia.”

A estratégia da diretoria da empresa está direcionada em buscar negócios, dentro do setor onde atua, que permitam à BRF continuar crescendo ao longo dos próximos anos.

O destaque no setor de tecidos, vestuário e calçados foi a Alpargatas, que encerrou o terceiro trimestre de 2015 com receita líquida de R$ 1,1 bilhão, um aumento de 26,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O lucro líquido totalizou R$ 79,3 milhões, incremento de 41,9%, e o Ebitda atingiu R$ 148,7 milhões, elevação de 41,5%.

Esses são alguns resultados que mostram por que a empresa foi indicada como o melhor caso de criação de valor do setor.

Entre 2010 a 2014 as ações da empresa tiveram valorização de 25,82%. A companhia também registrou, na média de cinco anos, excelente robustez financeira, nos indicadores.

Olhando para frente, podemos identificar o fato do seu modelo de negócios ter como um importante vetor a internacionalização como a principal ferramenta estratégica da companhia para sustentar o atual patamar de bons resultados.

O objetivo do grupo para 2016 é aumentar o market share por meio de mais produtividade, eficiência operacional e expansão de formatos de negócios com maior retorno.

Apesar da conjuntura adversa, o Grupo Pão de Açúcar conseguiu se sair bem em 2014 ao assegurar avanço nas vendas e evolução nos ganhos de market share. O lucro líquido atingiu R$ 2,08 bilhões, um crescimento de 20,1% em relação ao obtido no mesmo período do ano passado. Entre 2010 a 2014 as ações do grupo registraram, na média, valorização de 19,20%.

Como vencer o desafio que se apresenta ao empresário brasileiro? Este seleto grupo de 10 companhias mostra não só que é possível como apresenta suas estratégias para seguir entregando excepcionais resultados à seus acionistas e stackeholders.


ABRASCA
Associação Brasileira das Companhias Abertas
abrasca@abrasca.org.br


Continua...