O Prêmio APIMEC IBRI, que tem o objetivo de valorizar as melhores práticas e contribuir para a construção de um Mercado de Capitais cada vez mais forte e transparente, laureou, em sua 3ª edição, os profissionais que se distinguiram pela comunicação fluida, correta, tempestiva e inovadora, declara Carolina Almeida, diretora de operações da Luz Capital Markets.
E pelo segundo ano consecutivo, a Luz Capital Markets apoiou o Prêmio, que reconhece a importância do aprimoramento dos especialistas de Relações com Investidores e analistas de valores mobiliários, objetivando que sua atuação possa permitir um crescimento sustentável do mercado.
“O Mercado de Capitais possui inúmeros talentos entre os Profissionais de Relações com Investidores e Analistas de Valores Mobiliários, que se destacam pela inovação, relacionamento ágil e o diálogo aberto com os stakeholders”, enfatiza Carolina Almeida, Diretora de Operações da Luz Capital Markets.
Para Carolina Almeida, as transformações na comunicação e o  relacionamento no mundo digital criaram um novo comportamento, ampliando os  contatos on-line e trazendo muitos desafios.
“Os profissionais precisam estar conectados com as tecnologias  atuais para oferecerem respostas que transmitam confiança e transparência que o  mercado exige. É evidente que a comunicação com os stakeholders deve atender  ambas as partes, para buscar as melhores estratégias comerciais e operacionais  para as empresas e os investidores”, afirma.
Segundo Carolina Almeida, “os vencedores do Prêmio se destacaram pela resiliência e pelo dinamismo, atuando com o objetivo de superar as expectativas do mercado, por meio da utilização de ferramentas que aprimoraram o relacionamento com os diversos públicos. Outro destaque foi o compartilhamento das informações, que permitiu maior integração e forneceu a devida segurança para as transações comerciais”.
“Os desafios são grandes para o Mercado de Capitais. Por isso, é essencial que os profissionais intensifiquem o compromisso com o diálogo aberto, pronta disponibilidade de atendimento, utilização de modernos meios de comunicação e conexão com os caminhos da economia, para oferecer confiança e segurança ao investidor”, frisa.
Mercado  Financeiro
Ao falar da Luz Capital Markets, Carolina Almeida observa: “Somos  especialistas na atividade de Printer, produzindo todos os documentos para a  realização de uma Oferta Pública, inclusive com todas as adaptações advindas da  nova Resolução CVM 160. A empresa  possui portfólio com mais de 2.000 Ofertas Públicas “produzidas”, segregadas  entre renda fixa e renda variável”.
“Contamos com um sistema exclusivo, que permite ajustes múltiplos e simultâneos, protocolos imediatos, distribuição digital e comparativos precisos entre versões, para as seguintes ofertas: IPO (em inglês, Initial Public Offering, em português, Oferta Pública Inicial), Follow-On (Oferta subsequente de ações), Fundos de Investimento, Fiagro (Fundo de Investimento do Agronegócio), Debêntures (títulos de dívida), CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio) e CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários)”, declara Carolina Almeida.
A executiva afirma que “o portfólio da Luz Capital Markets engloba serviços, como o input de informações no Formulário de Referência (FRE), Formulário Cadastral (FCA), Informações Trimestrais (ITR), Demonstrações Financeiras Padronizadas (DFP), Informe sobre o Código de Governança (ICG), incluindo serviços de Relações com Investidores”.
“Na Luz Capital Markets, os projetos são elaborados e conduzidos por uma equipe de profissionais sêniores, provenientes do Mercado de Capitais e da área de RI de companhias abertas. O time também conta com a tecnologia avançada e a parceria com a DFIN – Data Room Venue, que permite oferecer aos clientes: controle, agilidade, segurança e confidencialidade”, destaca Carolina Almeida.
Relevância  do Prêmio
O Prêmio APIMEC IBRI deve se consolidar nos próximos anos, pois  tem a missão de alavancar o desenvolvimento e integração dos profissionais do  Mercado Brasileiro de Capitais, coordenado por importantes instituições, que  fazem a diferença em todos os seus projetos, diz.
A APIMEC tem como missão preparar os profissionais de investimentos para liderar o processo de fomento e desenvolvimento dos mercados financeiro e de capitais, promovendo a integração e a melhoria constante nos fluxos de informações entre os diversos públicos envolvidos.
O IBRI cumpre a missão de formar e valorizar os profissionais de RI (Relações com Investidores), agentes protagonistas no desenvolvimento do mercado de capitais, seja por meio do compartilhamento de experiências ou por incentivo para adoção das melhores práticas.
Prêmio APIMEC IBRI
O Prêmio é uma realização da APIMEC Brasil (Associação dos  Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais do Brasil) e  do IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores).
Os vencedores de cada uma das sete categorias do 3º Prêmio APIMEC IBRI foram:
(a) Melhor Analista de Valores Mobiliários: Leonardo Andrade  Correa;
(b) Melhor Casa de Análise de Valores Mobiliários: BTG Pactual;
(c) Melhor Casa de Análise Independente de Valores Mobiliários:  Eleven;
(d) Melhor Profissional de RI - Small/Middle Cap: Adalberto  Pereira dos Santos; 
(e) Melhor Profissional de RI - Large Cap: Alfredo Egydio Setubal;
(f) Melhor Prática e Iniciativa de RI - Small/ Middle Cap: 3R  Petroleum; e 
(g) Melhor Prática e Iniciativa de RI - Large Cap: Banco do  Brasil.
A votação foi direta e realizada por analistas "Pessoa Física" credenciados e associados pela APIMEC Autorregulação (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais para Autorregulação) e APIMEC Brasil, além de associados efetivos do IBRI.
O 3° Prêmio APIMEC IBRI teve abrangência nacional e contou com o patrocínio das empresas: B3 (Brasil, Bolsa, Balcão); BNY Mellon; Innova - All Around The Brand; Madrona Advogados; MZ Group; e Luz Capital Markets - Printer. Para acompanhar a premiação na íntegra, basta acessar: www.youtube.com/watch?v=z_EAQMxP-fE