https://www.high-endrolex.com/15

Desafio

O BRASILEIRO NÃO CONHECE SUAS EMPRESAS

Foi com base na frustração contida no título desta matéria que surgiu a ideia de desenvolver, uma competição, ou melhor, um desafio entre os graduandos das Escolas FGV - visando disseminar o conhecimento sobre small caps, muitas das quais empresas que possuem méritos indiscutíveis e que, portanto, merecem ser conhecidas, em especial pelos jovens universitários, futuros investidores.

Nasceu assim o projeto “1º Prêmio - Desafio FGV” que, junto com o Codemec – Comitê para o desenvolvimento do Mercado de Capitais, presidido pelo nosso “decano” Thomas Tosta de Sá, pretende ser uma competição entre alunos de instituições de ensino superior do Brasil, iniciando pela conceituada e prestigiosa FGV – Fundação Getulio Vargas.

Das 117 small caps do índice SMLL B3 da bolsa brasileira, selecionamos 31 companhias que estão listadas no Novo Mercado e que pertencem ao Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3). Com base em um algoritmo inteligente denominado SABE Score©, destacamos 10 empresas que apresentaram bom desempenho econômico-financeiro nos últimos cinco anos, 2018 a 2022.

Sobre estas 10 empresas, um grupo de analistas certificados pela Apimec Brasil elaborará 50 (cinquenta) questões distribuídas em três tópicos: Conceitos básicos, Negócios da companhia e Demonstrações Financeiras.

Para participar, o aluno matriculado em uma das FGV Escolas, de qualquer curso, fará a sua inscrição em uma plataforma que sorteará a small cap sobre a qual ele deverá ser desafiado a responder as questões e receberá uma apostila que será base de seu estudo para competir no Desafio.

A plataforma terá tecnologia para evitar “cola” ou mesmo artifícios que facilitem burlar o mérito da competição. Em dia e hora pré-determinado (horário de Brasília), será realizada a prova com duração estimada de sessenta minutos.

Serão considerados “vencedores” os dez finalistas que alcançarem melhor pontuação levando em conta o número de respostas certas e o tempo de resposta de cada questão e da prova como um todo.

O evento de premiação será realizado no Auditório da CVM com a presença de diretores da autarquia, da FGV e das empresas patrocinadoras, com transmissão em tempo real e gravação para consultas posteriores.

Os dez “vencedores” serão premiados com estágio de seis meses nas empresas small caps e nas patrocinadoras e terão acesso gratuito ao Programa de treinamento SABE Invest© composto de vídeos aula, podcasts, webinars, além de mentoria durante seis meses.

O “1º Prêmio – Desafio FGV” ajudará a capacitação dos jovens universitários a conhecerem novas oportunidades de investimento em empresas menores com governança responsável e bons fundamentos, como também a criar maior consciência sobre a importância do longo prazo para a formação de patrimônio.

Juntas, SABE Consultores e Codemec, agradecem o interesse da FGV em dar a largada a esse projeto, à CVM em apoiar com entusiasmo a iniciativa e, obviamente, às empresas apoiadoras e patrocinadoras que viabilizarão a realização do empreendimento.

Luiz Guilherme Dias
é CEO da SABE Consultores.
lg.dias@sabe.com.br

Thomas Tosta de Sá
é presidente do Codemec - Comitê para o Desenvolvimento do Mercado de Capitais.
tsa1939@gmail.com


Continua...