Branding

Um Processo para Gestão do Valor da Marca

Qual é uma possível definição para Branding? O termo “branding” tem sido utilizado por muitos autores e mesmo no mercado não existe uma definição muito precisa. São inúmeras as definições e muitas delas corretas.

Em 2001 a ANA (Associação Norte Americana de Anunciantes) reuniu especialistas para buscar uma possível definição para o termo. “O consenso obtido nesta discussão é que a marca representa o negócio. O negócio não é simplesmente um reflexo de uma declaração feita do nada. O negócio é um reflexo de todos: seus colaboradores, seus parceiros, seus fornecedores e seus consumidores. A Marca efetivamente representa a cultura de todos os que possuem contato com o negócio” A partir desta definição entendemos que a marca não pode se limitar ao stakeholder ‘clientes’, bem como a marca não pode simplesmente ser um logotipo bonito ou um nome bem feito. A marca representa a cultura de todos os públicos estratégicos que possuem contato com ela, portanto qualquer posicionamento derivado dela deve estar extremamente consistente com sua essência e seus valores, ou com sua identidade.


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