Governança Corporativa

ULTRAPAR: GOVERNANÇA ESTÁ NO DNA DA COMPANHIA

A Ultrapar, empresa com atuação no setor de distribuição de combustíveis, especialidades químicas e de armazenagem para granéis líquidos, recebeu dois importantes prêmios do IR Magazine Awards Brazil 2013: “Melhor Governança Corporativa” e “Melhor RI do setor de Energia”. Além disso, recebeu também menção honrosa por ter ficado entre as 5 finalistas na categoria “Melhor conference call”. “Esses prêmios reforçam nosso entusiasmo pela filosofia de diálogo com o mercado de capitais e para seguir nessa trajetória de desenvolvimento de bons negócios, com a governança corporativa como alicerce”, diz André Covre, diretor financeiro e de Relações com Investidores.

Prestes a completar 14 anos de sua abertura de capital, em outubro próximo, a companhia sempre é reconhecida por seu pioneirismo e pela evolução constante na adoção das melhores práticas de governança. O motivo da busca de alinhamento de interesses entre os acionistas e os gestores remonta à década de 80, quando Pery Igel, então controlador da empresa, implantou um inédito plano de outorga de ações para executivos, vinculado a uma permanência de 20 anos. Com isso, transformou-os em seus sócios, alinhando os interesses para a construção de uma empresa melhor e mais sólida, sob a crença de que a mentalidade de “dono” guia o gestor para esse caminho.

No final da década de 1990, com a abertura de capital da Ultrapar, simultaneamente na BM&FBOVESPA e na NYSE, fato inédito até então no Brasil, essa mentalidade se aprofundou e frutificou ao longo dos últimos anos em outras frentes dentro da companhia, tornando-se parte da cultura da Ultrapar. Nesse contexto, ela também foi a primeira companhia brasileira a estender o direito de tag along de 100% a todos os acionistas.


Continua...