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IBRI Notícias

COMPLEXIDADE DA ÁREA DE RI REQUER SERVIÇOS ESTRATÉGICOS

A área de Relações com Investidores é muito mais ampla e complexa do que geralmente as empresas imaginam. É importante mapear as áreas de atuação, a estratégia da empresa e os relacionamentos internos e externos do RI com as partes interessadas, pois muitas vezes a área de RI é a porta de comunicação entre investidores e empresas. Para isso, é imprescindível treinamentos adequados e alinhamento da estratégia com as operações da empresa”, destaca Isabelle Dassier, sócia de Capital Markets da Deloitte.

A Deloitte está no Diretório de Serviços para RI do IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores), que permite o anúncio de fornecedores para a comunidade de RI.

Para Isabelle Dassier, a iniciativa do IBRI de implementar o Diretório de Serviços para RI é “importante e interessante”, pois possibilita o atendimento de solicitações para empresas e profissionais de RI de maneira completa.

A Deloitte tem um setor especializado na prestação de serviços de Transformação da área Financeira para empresas que buscam abrir seu capital (IPO). A preparação da área de RI representa um pilar importante do trabalho. Adicionalmente, a Deloitte tem experiência em serviço de suporte à área de RI, que inclui o diagnóstico de uma estrutura ideal de RI para a empresa, além de treinamento dos profissionais de como comunicar aos acionistas e outras pessoas interessadas, auxiliar na elaboração e arquivamento de documentos requeridos, entre outros serviços de responsabilidade da área de RI.

De acordo com Isabelle Dassier, os serviços mais procurados pela área de RI são: assessoria na adequação da estrutura financeira para atender complexidades das divulgações para o mercado; treinamento com a visão de como o RI deve se comunicar aos acionistas sobre questões contábeis (novos pronunciamentos e novo Relatório do Auditor); diagnóstico da estrutura de RI para definir a estrutura ideal para a empresa; auxílio na elaboração de proposta da Administração e convocação de Assembleias; elaboração de planilha de votação de itens e mapa de votação nas Assembleias; consolidação de votos a distância; obtenção de registro de companhia aberta (Instrução CVM 480), elaboração e arquivamento (Instrução CVM 358); acompanhamento de capital social junto ao banco escriturador; apuração, mapa e cálculo de voto múltiplo; desenho de sistema de ombudsman (Instrução CVM 529); e auxílio na atualização dos documentos (Formulário de Referência e 20-F) e demonstrações financeiras.

Por razão do tamanho e nível de maturidade do mercado brasileiro, Isabelle Dassier diz que as principais preocupações dos RI’s e das empresas continuam sendo a demanda de profissionais experientes.

“Outra preocupação das empresas é na estrutura e comunicação dos profissionais com as partes interessadas, bem como a assertividade e tempestividade da resposta da área de RI”, conclui.

Mais informações: www.deloitte.com.br e www.ibri.com.br/diretorio-de-servicos-para-ri


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