https://www.high-endrolex.com/15

Mundo Corporativo

O PODER DO NETWORKING & NETWEAVING

"O self-made man não existe. Somos o resultado de milhares de outras pessoas: quem praticou uma boa ação em nosso favor, ou quem nos deu palavras de encorajamento, quem participou na formação da nossa personalidade e dos nossos pensamentos, bem como do nosso sucesso." - George Burton Adams.

Desde novo, aprendi a frase: Relacionamento é tudo! Daí comecei a usar minha comunicação para me conectar com pessoas de diferentes idades, experiências e estilos. Quanto aprendizado acumulado nestes anos! Hoje, mais do que nunca, precisamos uns dos outros, e isto não é uma questão romantizada e meramente sentimental e, sim, pura ciência!

Somos de fato o produto das redes e pessoas que conhecemos e estamos ligados neste mundo. O valor de quem conhecemos determinará profundamente quem seremos, como nos sentiremos, como agiremos e aquilo que simplesmente alcançaremos nesta vida, todos os dias.

Quero evidenciar a relação entre: Networking x Netweaving. Networking não é um evento, é um processo estratégico e intencional para se alcançar os resultados pretendidos. A estratégia que destaco é que você seja claro e específico para comunicar o que quer dentro de sua rede de relacionamento, definindo em termos exatos o que deseja que seus contatos façam por você, isso evitará mal-entendidos e garantirá que eles não acabem fazendo outra coisa em uma tentativa equivocada de conexões, sem alcançar por exemplo os decisores-chave.

O passo fundamental é criar sua Lista de Ouro de Nomes organizada de acordo com seu grau de relacionamento (pessoal, acadêmico, profissional), mapeando suas principais mídias para ampliar seus horizontes de busca, compartilhando ideias com outras pessoas em sua área e outras correlatas, conhecendo novos parceiros de negócios "todos os dias" ou pedindo conselhos de pessoas que já fizeram tudo isso antes. E por incrível que pareça, ainda existem pessoas que dizem que odeiam Networking porque se sentem desconfortáveis e são muito introvertidas para "pedirem" uma indicação. No mundo em que vivemos, Networking é uma necessidade!

Diversas pesquisas mostram que as redes profissionais levam a mais oportunidades de trabalho, projetos e negócios, conhecimento mais amplo e profundo, aumento da capacidade de inovação, aceleração, credibilidade e autoridade. O Networking é fundamental para o sucesso em qualquer área da vida.

Se você tem algum tipo de trava ou aversão, sugiro que mude sua mentalidade para uma mentalidade de construção, identificando e explorando interesses compartilhados, expandindo sua visão do que você tem a oferecer e se motivando com um propósito maior, sem imediatismos ou promessas limitadas. Desta forma, suas abordagens serão mais inteligentes e interessantes nos seus ciclos de relacionamento, gerando bons frutos para todos.

Tenho estudado há alguns anos, o inteligente e humanizado conceito de “NetWeaving”, desenvolvido por Bob Littell da NetWeaving International, onde o foco é concentrar-se em ajudar verdadeiramente os outros e, como consequência, aumentar sua rede ou clientes de negócios, de forma duradoura e sem precipitação imediatista.

A maior diferença entre os dois processos é a ‘mentalidade’. Em vez de procurar alguém para ajudá-lo com o que você quer, trata-se de você ajudar os outros a conseguirem o que querem! Uma verdadeira "rede de tecelões'' criando conexões duradouras, visando o futuro e não somente o presente.

Ao invés de pensar: "O que vou ganhar por estar aqui?" o pensamento NetWeaver é: “O que eles ganham com isso?” O segredo está em usar a habilidade de humanizar o trato e reunir pessoas com o fito de ajudá-las a encontrar recursos para atender às suas necessidades, sem levar em conta o que receberá em troca.

Dois Elementos Poderosos do NetWeaving (desenvolvidos por Littell):

  1. Aprenda a se tornar um verdadeiro Conector Estratégico de outros – unindo as pessoas em relacionamentos Ganha-Ganha – sem pensar em ser monetizado por isso.
  2. Aprenda a se posicionar como um Recurso Estratégico para os outros – isso significa que você será o provedor ou fornecedor de fontes e contatos de sua rede de relacionamento, dentro das solicitações nesse ecossistema.

Sim! Todos sabemos a importância do Networking para encontrar novos negócios e fazer novos contatos. O NetWeaving é uma abordagem simples e mais recíproca, que se concentra em ajudar os outros a resolverem problemas.

Em vez de ir para a "festa" para oferecer novas soluções, projetos e negócios, você apenas participa com a intenção de aprender tudo o que puder com o maior número possível de pessoas sobre seus negócios, suas necessidades e seus desafios.

Seu novo objetivo será tentar ajudar o maior número de pessoas possível, colocando-as em contato com alguém que você conhece ou compartilhar seus insights que podem simplesmente criar um direcionamento favorável em suas recomendações, como um verdadeiro doador!

O Processo Inteligente do NetWeaving é uma atividade laboriosa (sem pensar na palavra trabalho), onde você abre todos os tipos de linhas de comunicação e canais, que o levará automaticamente a novas oportunidades e resultados financeiros interessantes e consistentes, criando uma recorrência que nunca experimentou

O NetWeaving é uma abordagem mais humana para a rede. Chega de se sentir muitas vezes "desconfortável'' em ir a um evento e tentar “trabalhar a sala” para buscar oportunidades. É muito mais confortável, e até divertido, iniciar uma conversa com alguém se eu tiver um interesse genuíno em aprender sobre o que eles fazem e procurar maneiras de que seu conhecimento, experiência e relacionamentos possam beneficiá-los.

DESAFIO: Eu te desafio a usar o NetWeaving por uma semana! Você verá por si mesmo como isso pode fazer a diferença em sua perspectiva diária, além de ganhar mais sorrisos e palavras de gratidão. Se você já experimentou o poder do NetWeaving, conte-me sobre sua experiência e benefícios.  

Nilton Pedreira
é administrador de empresas pela FGV, empresário, intermediador estratégico de negócios e especialista em alta performance humana. Tem atuado como conselheiro, executivo, professor e diretor de novos negócios da Board Academy.
niltonpedreira@fatordesucesso.com


Continua...