Melhores Práticas

GOVERNANÇA CORPORATIVA: ESTUDO DA KPMG APONTA QUE COMPANHIAS BRASILEIRAS ESTÃO MAIS PREOCUPADAS EM APRIMORAR SUAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA

As empresas brasileiras vêm melhorando sua governança para além do que exigem a lei e as regulamentações da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e da BM&FBovespa. Isso é o que indica a sétima edição do estudo “A governança corporativa e o mercado de capitais brasileiro” realizado pelo Audit Committee Institute da KPMG no Brasil.

Os dados foram apurados com base nos Formulários de Referência, estabelecidos pela instrução CVM 480, que faz com que as empresas informem de modo obrigatório e padronizado as suas práticas de governança. “Isso permite que o investidor leia, entenda, compare, indague e faça exigências de melhorias nas práticas de governança de cada organização”, explica Sidney Ito, sócio-líder da área de consultoria de risco da KPMG.

O levantamento, feito com 230 empresas listadas em diferentes segmentos de governança da bolsa, mostra que cresce, ano a ano, o número de empresas com comitês de auditoria, por exemplo, que passaram de 71 para 85 entre 2010 e 2012. No caso de comitês de remuneração, o salto foi de 32 para 57 no mesmo período.


Continua...