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CODIM ORIENTA COMO AS COMPANHIAS DEVEM SE RELACIONAR COM A IMPRENSA

É parte importante do processo para a perenidade de uma companhia manter o bom relacionamento com a imprensa sem esquecer de cumprir o compromisso com a transparência na divulgação de informações relevantes aos seus acionistas e demais públicos estratégicos. “A imprensa é uma parte primordial do mercado de capitais e das empresas de capital aberto”, destacou Helio Garcia, relator do Pronunciamento e representante do IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) no CODIM (Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado), durante a coletiva de imprensa do CODIM no dia 02 de junho de 2014, em São Paulo.

Na ocasião, Garcia e Patrícia Pellini, também relatora do Pronunciamento e representante da BM&FBOVESPA, divulgaram o Pronunciamento de Orientação n° 17 sobre Relacionamento da Companhia com a Imprensa.

Garcia lembrou que as empresas não têm o costume de conduzir o relacionamento com a imprensa de maneira padronizada. Patrícia Pellini comentou ser importante ter uma parceria com a mídia que, além de viabilizar a disseminação de informações, propicie a percepção da repercussão das decisões tomadas pelos administradores e acionistas da companhia. Segundo a executiva, a imprensa ao realizar questionamentos acaba por ser um termômetro de como o mercado enxerga e analisa a companhia.

O CODIM sugere que a companhia evite a criação de obstáculos para o acesso de informações para a elaboração de matérias pela imprensa. “Esse pronunciamento não é restrito, apenas, ao relacionamento do diretor de RI e sua equipe com a imprensa, mas sim o relacionamento dos diversos interlocutores da empresa com a mídia”, lembrou Patrícia Pellini.

Dentre as orientações do Comitê estão: a centralização de demandas da imprensa; atuação alinhada com área de Relações com Investidores; diretrizes aplicáveis ao tratamento de informações e aprovação de posicionamentos internos; indicação criteriosa e justificada de porta-vozes autorizados a falar com a imprensa e como agir quando da perda de controle sobre o sigilo de informações ou na prestação seletiva de informações. O CODIM enfatiza no pronunciamento que o relacionamento com a imprensa pode e deve ter continuidade mesmo nos chamados “períodos de silêncio”, desde que as informações prestadas já tenham sido divulgadas.

Haroldo Levy, coordenador do CODIM (representante da APIMEC), reforçou a importância do relacionamento com a imprensa e lembrou que os Pronunciamentos de Orientação do Comitê são divulgados após consenso de todos os membros do Comitê e em coletiva de imprensa. Ele defendeu a ampla divulgação das informações na imprensa de forma responsável.

A coordenação do CODIM (Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado) é dividida entre o IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) e a APIMEC (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais), além da participação das entidades: ABRASCA (Associação Brasileira das Companhias Abertas); ABRAPP (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar); ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais); ANEFAC (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade); ANCORD (Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias); BM&FBOVESPA - Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros; CFC (Conselho Federal de Contabilidade); IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) e IBRACON (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil), tendo ainda como membro observador a CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

A seguir o Pronunciamento de Orientação na íntegra:


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