Espaço Apimec

CIIA: A CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL DA APIMEC

A APIMEC tem a responsabilidade da implementação do programa de certificação, visando a obtenção do CNPI - Certificado Nacional de Profissional de Investimento, como também do CIIA - Certified International Investment Analyst.

Credenciada como entidade certificadora pela CVM - Comissão de Valores Mobiliários, a partir de outubro de 2010 a APIMEC assumiu a posição como autorreguladora por autorização, ICVM 483, e assim perpetuar a independência de opinião, a transparência em situações de conflito de interesses, o acesso simétrico à informação, além do PEC - Programa de Educação Continuada, garantindo que todos os analistas de valores mobiliários certificados e credenciados estejam permanentemente qualificados para o exercício de sua função.

Uma certificação forte e reconhecida é muito melhor se internacionalizada, já que as oportunidades nessa área estão “around the world”. Nesse sentido, a APIMEC associou-se a ACIIA - Association of Certified International Investment Analysts, organização Glocal (Global e Local), para associações nacionais e regionais de profissionais de investimento, representando mais de 60.000 analistas, consultores de investimentos, gerentes de ativos, etc. em todo o mundo.

Seu papel é fornecer uma qualificação flexível e internacionalmente reconhecida, o CIIA - Certified International Investment Analyst, Opening doors to a “glocal” career in finance and investment, que examina candidatos de alto padrão e de maneira prática nas áreas globais necessárias para seguir uma carreira na profissão de investimento e também na área de investimentos. Ao fazê-lo, incentiva e fornece um fórum para a criação e intercâmbio de idéias e informações no campo de finanças e investimentos, apoia e promove os interesses da comunidade de investimento e consolida o comportamento ético no setor.

Habilidades e conhecimentos essenciais são necessários nas áreas de avaliação e análise de patrimônio, contabilidade financeira e análise de demonstrações, finanças corporativas, avaliação e análise de renda fixa, economia, avaliação e análise de derivativos e gerenciamento de portfólio. O exame Nacional / Regional é definido por parceiros individuais da ACIIA e examina o conhecimento de mercados específicos, incluindo requisitos legais locais, regulamentação, tributação e práticas de mercado.

Reconhecido em 34 países e aceito pelos empregadores e reguladores internacionais o CIIA combina uma base de conhecimento comum aplicável internacionalmente com regulamentações locais e práticas de mercado. Os exames comuns internacionais são preparados por especialistas das associações membros da ACIIA, onde os candidatos têm a opção de estudar e fazer exames em 11 idiomas diferentes - chinês, inglês, francês, alemão, italiano, japonês, coreano, polonês, português, russo e espanhol. Há a supervisão do International Examination Committee - IEC que garante o rigor dos testes. Os interessados podem candidatar-se à admissão nos exames CIIA através de qualquer associação nacional / regional participante, com exames realizados em qualquer país onde exista um membro da ACIIA e centros de exames adicionais são organizados em Londres e Nova York.

A certificação CIIA é uma designação globalmente reconhecida para profissionais do mercado financeiro. Enquanto o CIIA é uma qualificação profissional internacional que foi originalmente projetado para analistas de investimento como sua qualificação de primeira escolha, o feedback recente de candidatos a exame e profissionais que obtiveram essa qualificação sugere que é benéfico para profissionais de várias áreas do setor financeiro, incluindo corretores, diretores financeiros, economistas, gerentes de risco e profissionais de bancos de investimento, seguradoras, corretoras, engenheiros financeiros e outros provedores de serviços financeiros. A indústria está se expandindo rapidamente e há uma forte demanda por profissionais qualificados.

O CIIA é o passaporte de que você precisa, pois os empregadores reconhecem a vantagem de contratar profissionais móveis com qualificações que lhes permitam trabalhar em qualquer centro financeiro internacional. Os detentores do CIIA têm uma taxa de emprego muito mais alta do que a média do setor, uma vez que possuem habilidades e conhecimentos maiores e mais valiosos, além de apoio legal em suas aplicações.

ACIIA: Membros
MEMBROS FEDERATIVOS

  • Ásia - Asian Securities and Investments Federation - ASIF
  • Europa - European Federation of Financial Analysts Societies - EFFAS

MEMBROS NACIONAIS E REGIONAIS

  • Alemanha - Deutsche Vereinigung für Finanzanalyse und Asset Management - DVFA
  • Argélia - Association Professionnelle des Banques et des Establissements Financiers - ABEF
  • Argentina - Instituto Argentino de Ejecutivos de Finanzas - IAEF
  • Áustria - Österreichische Vereinigung für Finanzanalyse und Asset Management - OVFA
  • Bélgica - Association Belge des Analystes Financiers - ABAF
  • Brasil - Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais – APIMEC
  • China - The Securities Association of China - SAC
  • Espanha - Instituto Español de Analistas Financieros - IEAF
  • Finlândia - The Finnish Society of Financial Analysts - FSFA
  • França - Société Française des Analystes Financiers - SFAF
  • Grécia - Hellenic Association of Certified Stockmarket Analysts - HACSA
  • Hong Kong - The Hong Kong Securities Institute - HKSI
  • Hungria - The Hungarian Capital Market Professionals’ Society - HCMPS
  • Índia - Association of International Wealth Management of India - AIWMI
  • Itália - Associazione Italiana degli Analisti Finanziari - AIAF
  • Japão - The Securities Analysts Association of Japan - SAAJ
  • Coreia - The Korea Certified Investment Analysts Association - KCIAA
  • Lituânia - Financial Analysts Association - FAA
  • Marrocos - Société Marocaine des Analystes Financiers - SMAF
  • Holanda - The Dutch Analysts Association - VBA
  • Nigéria - Chartered Institute of Stockbrokers - CIS
  • Peru - Asociacion Peruana de Finanzas - APEF
  • Polônia - Polish Association of Brokers and Investment Advisers - PABIA
  • Portugal - Associação Portuguesa de Analistas Financeiros - APAF
  • Quênia - Institute of Certified Securities and Investments Analyst - ICSIA
  • Reino Unido - Chartered Institute for Securities and Investment - CISI
  • Romênia - Romanian Association of Financial Banking Analysts - AAFBR
  • Rússia - Guild of Investment and Financial Analysts - GIFA
  • Suécia - Swedish Society of Financial Analysts - SFF
  • Suiça - Swiss Financial Analysts Association - SFAA
  • Taipei - Securities Analysts Association, Chinese Taipei - SAA CT
  • Tunísia - Association Tunisienne de L’Analyse Financiere - ATAF
  • Ucrãnia - Ukrainian Society of Financial Analysts - USFA
  • Vietnã - Securities Research and Training Center - SRTC

Os certificados CIIA em todo o mundo estão se beneficiando de um número crescente de serviços dos membros da ACIIA, por exemplo, como a possibilidade de se tornar um membro pessoal de uma sociedade parceira, ou portabilidade. Em alguns países da Europa e das Américas, os reguladores reconhecem a designação do CIIA como uma qualificação relevante. No Reino Unido, a ACIIA tem um status de entidade concedente e o CIIA foi incluído na lista de exames apropriados para atividades relevantes que foram regulamentadas pela Financial Services Authority - FSA, além do reconhecimento pela Financial Services Skills Council - FSSC e pela Financial Conduct Authority - FCA como sendo uma qualificação em conformidade com as Retail Distribution Review - RDR. Nos EUA, os detentores do CIIA são reconhecidos pela Professional Risk Managers International Association - PRMIA como o equivalente a passar nos dois primeiros exames exigidos. A Life Office Management Association - LOMA, também sediada nos EUA, reconhece a designação do CIIA para os créditos de conquista profissional (PACs) em seu programa Fellow, Financial Services Institute - FFSI.

Todos os exames do CIIA são fornecidos pela The Swiss Training Centre for Investment Professionals - AZEK, o centro de exames internacionais na Suíça. O International Examination Committee - IEC do CIIA é formado por profissionais da indústria associados ao Swiss Examinations Centre. A AZEK contribui para a posição do setor financeiro suíço, oferecendo um conjunto de programas de treinamento de alta qualidade para atender às necessidades específicas dos profissionais da área financeira e de seus empregadores, com um cuidado especial na escolha de professores e na elaboração de material de estudo. Oferecem ainda diferentes plataformas para fortalecer a rede e desenvolvimento profissional contínuo dos titulares de diplomas.

A AZEK oferece o Programa de Conhecimento Básico em Gestão de Patrimônio, com a escolha do diploma federal ou do certificado AZEK; Certified International Wealth Manager - CIWM, com diploma federal avançado e internacional; Technician in Financial Market Operations, com diploma federal; Financial Market Operator - FMO, com diploma federal avançado e o Certified International Investment Analyst - CIIA, com diploma federal avançado e internacional.

A AZEK pertence à Swiss Financial Analysts Association - SFAA, organização que a The State Secretariat for Education, Research and Innovation - SERI, do The Federal Department of Economic Affairs, Education and Research - EAER, agência especializada do governo federal suiço para assuntos nacionais e internacionais relacionados à política de educação, pesquisa e inovação reconheceu como organismo examinador e conferente em relação aos diplomas.

Nesse sentido, a APIMEC, com a responsabilidade de manter o alto nível de qualificação do profissional de investimento, assim como sua ética, sua independência e a transparência de seu trabalho, vem buscando permitir com que o processo de internacionalização desse profissional seja obtido de forma a superar fases com a ACIIA, dada a riqueza bibliográfica a nível nacional.

Ricardo Tadeu Martins
é economista e analista de valores mobiliários da Planner Corretora de Valores e presidente da Apimec - Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais.
O artigo reflete as opiniões pessoais do autor.
ricardo.martins@apimec.com.br


Continua...