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FÓRUM B3 E IBRI DEBATE BOAS PRÁTICAS DE RI

A B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) e o IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) realizaram, em 22 de abril de 2021, Fórum de debate on-line sobre “Boas Práticas de RI”. O projeto Fórum de RI é dirigido aos representantes de empresas em processo de abertura de capital.

Rafaela Vesterman , gerente de Relacionamento com Clientes da B3, observou que o Fórum é resultado do convênio de cooperação da Bolsa com o IBRI para o desenvolvimento do mercado de capitais.

Luiz Roberto Cardoso, superintendente do IBRI, enfatizou a preocupação do Instituto no preparo de profissionais e empresas “antes da abertura de capital”. Ele relatou atividades de atualização profissional proporcionadas pelo Instituto, como o Encontro Internacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais, curso de ensino a distância em conjunto com a FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras), webinars, podcasts, pesquisas, publicações, entre outras iniciativas.

Cardoso destacou o convênio de cooperação técnica com a B3 com pesquisas e debates para o desenvolvimento do mercado de capitais e com a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) para tratar de pautas de assuntos relacionados a atividades dos profissionais de RI.

O IBRI ajuda no recrutamento dos profissionais de Relações com Investidores, possibilitando divulgar a vaga gratuitamente. “Enviamos modelos e divulgamos as características dos profissionais de RI demandados”, disse Luiz Cardoso.

Renata Oliva Battiferro, conselheira de Administração do IBRI, relatou sua experiência profissional em aberturas de capital e destacou o relevante papel da área de Relações com Investidores.  O profissional de RI tem papel fundamental para o sucesso do IPO (Initial Public Offering), dialogando com a área de contabilidade, jurídica, financeira, planejamento estratégico, comunicação, marketing e fazendo a interação entre a Alta Administração da companhia com os agentes do mercado.

Guilherme Nahuz, conselheiro de Administração do IBRI, frisou que a área de RI tem forte foco na Comunicação Financeira, disponibilizando informações para o mercado e trazendo para a companhia o relato das expectativas dos investidores. Nahuz afirmou que é importante criar um site de RI com as informações da companhia antes da abertura de capital, observando como referência o que já é disponível em sites de empresas do setor ou de outros segmentos.

José Sálvio Ferreira Moraes, conselheiro de Administração do IBRI, declarou ser relevante o papel dos profissionais de Relações com Investidores dentro das estruturas das organizações. A abertura de capital é parte do processo. É preciso estar atento para a preparação para a vida da empresa “após a abertura de capital”, disse José Sálvio Moraes.

O RI desenvolve atividades processuais na comunicação interna da companhia e no diálogo com os investidores. Além disso, o profissional de Relações com Investidores deve ser chamado para contribuir com a estratégia administrativa da empresa, trazendo para a companhia as expectativas dos investidores e a cultura de companhia de capital aberto com conceitos como transparência, equidade e prestação de contas, observou José Sálvio Moraes.

Renata Oliva enfatizou a necessidade de atualização constante e aperfeiçoamento da área de RI para se tornar um diferencial de qualidade para a companhia, seja em transparência, governança, sustentabilidade, entre outros aspectos, além de publicar os documentos societários que precisam ser uma prestação de contas para o mercado.

Durante o Fórum, Guilherme Nahuz, Renata Oliva Battiferro, e José Sálvio Ferreira Moraes, Conselheiros de Administração do IBRI, relataram suas experiências profissionais e ficaram à disposição dos participantes, respondendo a dúvidas dos representantes de companhias, que estão se preparando para abrir capital.

Rafaela Vesterman observou que a abertura de capital é o começo de uma trajetória no mercado de capitais e destacou o papel estratégico da área de RI de trazer para a empresa a cultura de companhia aberta.

Rogério Santana, diretor de Relacionamento com Clientes da B3, ressaltou, também, a importância da montagem de equipes qualificadas. Os conselheiros do IBRI procuraram enfatizar a relevância de ter a empresa preparada na área de RI antes da abertura de capital.


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