Branding

VALOR DE MARCAS

Anualmente o Grupo WPP e BrandAnalytics publicam os rankings de valor de marcas mais respeitados do mundo, denominados de BrandZ. Aqui apresentamos a edição de 2013 dos rankings de valor das marcas Globais mais valiosas, bem como o ranking do Brasil. Vale a pena ver como são os critérios de elaboração dos rankings, bem como os resultados dos mesmos.

De fora para dentro, tomando o mercado (e não avaliações subjetivas) como termômetro para medir os diversos aspectos que determinam o valor de uma marca, o Grupo WPP, um dos mais importantes players em comunicação do globo, divulga a edição 2013 do ranking BrandZ. A lista indica quais são as marcas mais respeitadas da América Latina e do mundo conforme o seu valor econômico-financeiro, o que demonstra de maneira bastante analítica a importância deste ativo nos negócios de cada empresa. Na América Latina o modelo é realizado pela Consultoria BrandAnalytics.

Mesmo que algumas pessoas mais céticas não acreditem que seja possível dar valor aos aspectos intangíveis de um negócio, sabemos que empresas de capital aberto estão acostumadas a que o mercado quantifique diariamente - por meio da precificação de ações e papéis da empresa - o seu valor econômico-financeiro. Para isso, normalmente leva-se em consideração a expectativa de lucros futuros da companhia, que será estabelecida de acordo com inúmeras variáveis relativas ao contexto competitivo da empresa – como o segmento em que atua e os riscos inerentes à atividade. Pergunta que se impõe: parte deste valor não seria o valor da marca, também?


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