Comunicação

COMO MELHORAR O RELEASE DE RESULTADOS

Como ex-analista e leitor assíduo de releases de resultados, sempre considerei este um documento de grande importância para que analistas e investidores entendam o desempenho recente da empresa, os desafios que vem enfrentando, as ações que foram tomadas para vencê-los, a forma como tais ações se inseriram na estratégia corporativa, as lições que se pode depreender de tudo isso e as mudanças previsíveis em relação ao risco/retorno. Os números, se bem apresentados, revelam o quadro, mas é no conteúdo explicativo que reside o grande valor do release. Sem esse “não deixar dúvidas”, um release tem pouco valor.

Todavia, enquanto há uma minoria de empresas que fazem bons releases, a grande maioria deixa a desejar, mesmo quando se esforçam para dar ao mercado todas as informações que acham que ele quer saber. São em geral documentos de leitura pouco motivadora, com retórica fria, em que se gasta enorme quantidade de texto para descrever números, tabelas e gráficos que falam por si, e quase nada para fornecer uma explicação de porque os números se comportaram daquele jeito. Sem falar em uso de linguagem pouco objetiva, repetições, falta de métricas adequadas ao negócio, etc.

Então, o que falta para se produzir um bom release? Primeiro, ao criar o conteúdo, comece a pensar produtivamente e não reprodutivamente, esqueça os outros, pense na essência do que você quer reportar. Um caminho bom e moderno é utilizar conceitos da storytelling, por mais difícil que isso possa parecer, quando se trata de um release de resultados.


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