Melhores Práticas

CODIM 9 ANOS: A IMPORTÂNCIA DA RENOVAÇÃO E DO LEGADO

Em maio de 2014, o CODIM - Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado - completa 9 anos com uma novidade: a mudança na coordenadoria com a saída de Geraldo Soares, presidente do Conselho de Administração do IBRI e a entrada de Helmut Bossert, consultor e coordenador da Comissão de Novos Associados do IBRI.

Geraldo Soares, presidente do Conselho de Administração do IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) e Superintendente de Relações com Investidores do Itaú Unibanco, finalizou ciclo de trabalho na coordenação do CODIM (Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado), após atuar por nove anos na coordenação do Comitê pelo IBRI. Em 2005, Soares participou da fundação do CODIM objetivando contribuir para as melhores práticas de divulgação.

Para assumir a coordenação do CODIM, o IBRI nomeou Helmut Bossert, consultor e coordenador da Comissão de Novos Associados do IBRI. Bossert possui vasta experiência no mercado de capitais e na área de Relações com Investidores, tendo sido premiado como profissional de RI da Natura, empresa brasileira de cosméticos.

SOBRE O CODIM
Iniciativa inédita no mundo, o CODIM iniciou sua atuação com oito entidades do mercado e a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) como membro observador. Atualmente, o CODIM reúne 12 instituições do mercado de capitais, já emitiu 16 Pronunciamentos de Orientação, promoveu três workshops, publicou dois livros e participou de diversos eventos do mercado.

A coordenação do CODIM é dividida entre o IBRI e a APIMEC, além da participação das entidades: ABRASCA (Associação Brasileira das Companhias Abertas), ABRAPP (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar); ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), ANEFAC (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade); AMEC (Associação dos Investidores no Mercado de Capitais), ANCORD (Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias); BM&FBOVESPA, CFC (Conselho Federal de Contabilidade), IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) e IBRACON (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil), tendo ainda como membro observador a CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

O comitê procura orientar as companhias quando percebe que alguma delas não está atendendo as demandas dos seus públicos estratégicos do modo correto. “Enviamos carta ao DRI comentando a forma como a sua companhia está se comportando em relação a um tipo específico de divulgação de informações, como o CODIM sugere que deva ser e indicamos o nosso PO (pronunciamento de orientação) que trata do assunto, nos colocando à disposição para maiores esclarecimentos”, explica Haroldo Levy Neto, coordenador do CODIM pela Apimec (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais).


Continua...