Orquestra Societária

IMPARÁVEIS EM AÇÃO: O SEGREDO QUE TRANSFORMA O CAPITAL HUMANO DAS ORGANIZAÇÕES EM SUA MELHOR VERSÃO!

Em um mundo digital elevado à potência máxima, com conexões virtuais em real time, all the time, a dimensão Pessoas, da arquitetura organizacional do professor Jay R. Galbraith, nunca foi tão essencial. Esse contexto é reforçado pela atualização da NR-01 em 2024, que incluiu os riscos psicossociais no ambiente de trabalho. Trata-se de alto risco recorrente, que impacta a rentabilidade dos negócios, a saúde dos profissionais e das pessoas direta e indiretamente envolvidas (famílias e grupos sociais), reverberando para a reputação das organizações. Cuidar da saúde dos profissionais e investir em suas capacitações geram ROI (Return on Investment) e longevidade das organizações!

Foi analisando essa complexa conjuntura que, acompanhamos de perto o movimento dos Imparáveis em Ação, desde seu primeiro evento: o Go Brasília, em abril de 2024. Uma de nós representou o querido Diretor Editorial, Ronnie Nogueira, que forneceu o apoio de mídia da Revista RI, como sempre impulsionando projetos que transformam as organizações.

De lá para cá, muita coisa aconteceu. A formalização e o fortalecimento do grupo, a participação na Feira do Empreendedor, promovida pelo Sebrae na capital de São Paulo, megaevento, os lançamentos virtual e físico do livro O Segredo dos Imparáveis em Ação: Descubra como eles inspiram e ajudam a transformar tantas vidas, best seller, que ocupou o primeiro lugar na Amazon desde os primeiros dias do lançamento, ocorrido em 8 de maio, com noite de autógrafos em 13 de junho, em Votuporanga/SP, durante a Polointer, feira de negócios.

O Segredo dos Imparáveis em Ação foi orquestrado por Risete Ribeiro, Diretora Editorial da Queen Life Editora, e reuniu 16 coautores, dos quais 13 puderam participar desta edição, compartilhando suas visões e ensinamentos nesta Revista RI.

Os coautores compartilham suas experiências, conhecimentos, técnicas e ferramentas, que propiciam aos leitores uma vivência memorável para alcançar seu potencial máximo. Foi preciso coragem e muita dedicação para reunir desde estratégias de sucesso e liderança até técnicas de superação, para transformação deles mesmos em suas melhores versões e de muitos profissionais e empresários.

Coautora deste artigo, Luciana Tannure, grande amiga que conhecemos na jornada de conselheiros do ecossistema da Board Academy, apresentou-nos a este vasto universo que gravita em torno do propósito dos Imparáveis em Ação. De nosso convite para sua entrevista à coluna Orquestra Societária desta RI 292, ela estendeu a todos os que fazem parte desse extraordinário grupo a oportunidade de se manifestarem, compartilhando conhecimentos.

Iniciamos, então, as entrevistas por ela, que esteve conosco nos bastidores de toda organização, reuniu o material requerido e as fotografias, a fim de que este artigo se materializasse com alta qualidade.

RI: Luciana, qual é a sua opinião sobre o capital humano e de que forma ele contribui para a longevidade das organizações?

Luciana Tannure: Investir em capital humano permite a evolução da transformação à construção de futuros possíveis! A evolução do capital humano é essencial para o sucesso das organizações, sejam elas públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos.

RI: O que realmente importa nesta jornada de transformação?

Luciana Tannure: Ao identificar meu propósito, percebi que transformar vidas é o diferencial competitivo na construção da longevidade das organizações, em um momento de apagão de talentos. Encontrei espaço em um grupo que cresce junto e segue ampliando horizontes, por acreditar que a vida, obrigatoriamente, deve ser melhor para todos! Isso acontece quando nos movemos em prol da ajuda genuína de profissionais e empresários a se transformarem em suas melhores versões, sendo mais felizes, reconhecidos e com entregas consistentes.

RI: Do que os líderes realmente precisam, na sua opinião?

Luciana Tannure: Os líderes precisam desenvolver modelos mentais antifragéis. O líder Triplo A, citado no meu artigo publicado na Revista RI 279 de março de 2024 (https://www.revistari.com.br/279/2175) é aquele que é valorizado por desenvolver Autoconsciência, Adaptabilidade e Atitude. Essa combinação permite que líderes se posicionem alinhados pelo propósito, expandam suas competências e fortaleçam sua melhor versão, dentro de um contexto plural, e contribuam estrategicamente para a evolução e perenidade das empresas.

RI: Investir na transformação dos profissionais gera ROI?

Luciana Tannure: Sim, investir na capacitação dos colaboradores é uma necessidade estratégica e atende a padrões de governança reconhecidos e a exigências regulatórias, que valorizam a segurança, eficiência e sustentabilidade, abrangendo as melhores práticas ESG – Environmental, Social and Governance. Apoiar empresas e profissionais na construção de um ambiente de aprendizado contínuo, inovação e liderança estratégica vai além de cumprir normas; é uma oportunidade real de transformação que pereniza as organizações, gerando rentabilidade aos negócios.

RI: Por onde começar?

Luciana Tannure: Como mentora de carreira e conselheira consultiva certificada, reforço que a governança deve ser aplicada do topo ao todo, garantindo que o capital humano seja impulsionado para resultados concretos. A liderança precisa ser um convite ao protagonismo e à inovação. Levanto a bandeira da inovação no desenvolvimento humano e, não por acaso, trago um lema: i9C! A liderança começa por você! Esse é o convite para que líderes sejam impulsionados a se tornarem 1% melhores a cada dia, criando uma cultura de protagonismo e resultados, com intencionalidade e materialidade, para gerar o valor essencial nas empresas, sendo propulsores da evolução das competências humanas como vantagem competitiva. Cada organização tem um capital humano a ser valorizado e isso exige inspiração e transpiração para transformar pessoas que possam ser valorizadas como um diferencial estratégico e sustentável da sociedade.

A partir de agora, seguindo a ordem alfabética dos Imparáveis em Ação, conversamos com Alessandra Moura, palestrante, mentora e consultora de imagem e estilo.

RI: Alessandra, qual é a sua contribuição para a transformação das pessoas?

Alessandra Moura: Cuidar das pessoas com amor e estilo! Acredito que as pessoas são o maior ativo das organizações. Sem elas, nenhuma estratégia, processo ou tecnologia se sustenta. É por isso que meu trabalho foca no desenvolvimento do capital humano – com ênfase no feminino – por meio do autoconhecimento, da imagem e do estilo. Tudo começa com a base: conhecer a si mesma. Quando uma mulher entende quem ela é, passa a lidar melhor com as suas emoções, se comunica com mais clareza e usa sua imagem como ferramenta de expressão e influência. Isso transforma o ambiente corporativo: melhora o engajamento, a liderança, a colaboração e os resultados. Uma mulher segura, que age com intenção e se comunica com autenticidade, torna-se uma profissional mais confiante, criativa e proativa. E isso impacta positivamente a cultura da empresa. Minha missão é criar espaços em que as mulheres se sintam ouvidas, valorizadas e inspiradas a crescer.

RI: Quais foram os resultados alcançados com seu trabalho para as organizações e pessoas?

Alessandra Moura: Mais produtividade, menor rotatividade e equipes alinhadas com seu propósito e com o da organização. Meu objetivo é alinhar quem a pessoa é por dentro com o que ela comunica por fora – fortalecendo sua presença, sua comunicação e sua autoconfiança.

RI: Como você inicia sua atuação em prol da transformação das pessoas e organizações?

Alessandra Moura: Inicio de forma simples: ouvindo, com escuta ativa! Entro nas empresas com o coração aberto, pronta para entender as necessidades reais e contribuir com soluções humanizadas, práticas e eficazes. Não se trata de uma receita de bolo!

Entrevistamos agora o Imparável Eduardo Tedesco, conhecido como ET das Palestras.

RI: Eduardo, você é um dos grandes comunicadores do Brasil, com experiência de três décadas na grande imprensa – Estadão, VEJA, TVeja, Exame, Placar, ABA, TV Alesp! Com toda essa jornada, em que está atuando?

Eduardo Tedesco: Além de palestrante pós-graduado, sou editor de conteúdo, assessor de negócios da saúde e AI advisor. Como jornalista qualificado, nos últimos anos, me especializei em comunicação inteligente, impactante e produtiva e em temas atuais, como Inteligência Artificial.

RI: Como você ajuda as organizações a se transformarem?

Eduardo Tedesco: Atuo com comunicação diferenciada, associada à Inteligência Artificial e à Inteligência Humana, enriquecida com curiosos elementos emocionais. Isso incentiva e ajuda as pessoas e equipes a fazerem escolhas transformadoras para prosperarem e realizarem sonhos!

Passamos agora para Fabi Rezende, a idealizadora da semente dos Imparáveis em Ação! Tudo começou com a Roda de Palestras. Ela é palestrante motivacional e especialista em inteligência emocional e em educação financeira comportamental.

RI: Qual é a sua contribuição na transformação de histórias de vida?

Fabi Rezende: Minha maior contribuição é transformar histórias em ferramentas de desenvolvimento humano. Desenvolvi, após longos anos de experiência profissional, a palestra Nas Asas de um Sonho, baseada em minha trajetória real – marcada por superações, reinvenções e conquistas – para despertar nos profissionais e empresários um senso profundo de propósito, pertencimento e responsabilidade pessoal. 

RI: Que instrumentos você utiliza para alcançar esses resultados?

Fabi Rezende: Por meio de storytelling emocional, conecto o público à importância da inteligência emocional, da resiliência e da autorresponsabilidade – competências, hoje, indispensáveis ao capital humano. Ao mostrar como tirei sonhos do papel, mesmo diante de perdas, rejeições e desafios profissionais, crio uma ponte direta entre inspiração e ação. 

RI: Entendemos em sua trajetória, que você vai além do storytelling emocional, que é essencial. Quais são as suas técnicas?

Fabi Rezende: Eu vou além da motivação, integro conceitos de neurociência comportamental e educação emocional, promovendo reflexão prática sobre engajamento, tomada de decisão e mudança de mentalidade. Os resultados são nítidos nas organizações em que atuo, com colaboradores mais conscientes de seu valor, mais comprometidos com o coletivo e mais preparados para enfrentar turbulências com foco, equilíbrio e atitude. 

RI: Qual é o ROI das empresas?

Fabi Rezende: Empresas que investem na transformação de seus profissionais têm como retorno o aumento do engajamento, da colaboração, da inovação e de pertencimento. Os colaboradores, que acreditam em seus próprios sonhos, contribuem com mais paixão para o propósito organizacional. É um ponto de virada, pois transformo o emocional em alavanca de performance, devolvendo às pessoas o poder de voar mais alto, com coragem, clareza e propósito.

Passemos para a Ilma Costa, professora, palestrante e especialista em gestão emocional.

RI: Ilma, em sua trajetória profissional, o que faz a diferença no fortalecimento do capital humano nas organizações?

Ilma Costa: Acredito que pessoas emocionalmente equilibradas e mentalmente fortalecidas constroem ambientes corporativos mais produtivos, saudáveis e colaborativos. O desenvolvimento emocional, mental e vibracional de líderes e colaboradores contribui para a redução de estresse, ansiedade, burnout e absenteísmo, além de promover melhorias no clima organizacional e aumento de produtividade.

RI: Como você alcança esses resultados?

Ilma Costa: Após um diagnóstico personalizado, identificamos os principais desafios emocionais e comportamentais da equipe e estruturamos juntos as melhores soluções, valorizando a cultura e os objetivos da empresa. São realizados diversos trabalhos, como palestra de sensibilização sobre autorresponsabilidade, gestão emocional e bem-estar no ambiente de trabalho; workshops e treinamentos vivenciais, com práticas de meditação, liberação emocional e EFT; programas contínuos de desenvolvimento emocional para colaboradores e lideranças; acompanhamento e mensuração de resultados, com foco na melhoria contínua.

RI: Qual é o alcance de sua atuação?

Ilma Costa: A transformação do ambiente corporativo em um espaço onde as pessoas se sintam valorizadas, equilibradas e motivadas, potencializando assim os resultados organizacionais.

Com vocês, leitores, o Imparável José Rabelo, proprietário do Super Rabelo em Porto Velho, Rondônia.

RI: Rabelo, com uma jornada empresarial marcada por desafios e aprendizados, como você potencializa seus negócios?

José Rabelo: Com mais de 30 anos de experiência no setor de varejo, compreendi que o sucesso de um negócio está diretamente ligado ao investimento em pessoas. E minha experiência de vida e profissional me permitiram contribuir significativamente para o desenvolvimento do capital humano em minha própria empresa. Desde o início, percebi a importância de ter uma equipe bem treinada e motivada. Um ambiente de trabalho positivo e colaborativo é essencial para o crescimento sustentável. Por isso, sempre busquei proporcionar oportunidades de desenvolvimento e capacitação para meus colaboradores, incentivando a inovação e a melhoria contínua em minha empresa.

RI: Quais são os programas que fomentam o desenvolvimento de seus colaboradores?

José Rabelo: No Super Rabelo, implementamos programas de bonificação e treinamento, além de processos que promovem a responsabilidade compartilhada e o trabalho em equipe. Acredito que, ao investir no crescimento pessoal e profissional dos meus funcionários, estou também investindo na longevidade dos negócios. Além disso, tenho o sonho de criar parcerias onde meus colaboradores possam se tornar futuros sócios, reforçando meu compromisso com o desenvolvimento humano. Essa visão de longo prazo é o que nos diferencia e nos prepara para enfrentar os desafios do mercado com resiliência e determinação.

RI: Quais são os valores de sua organização?

José Rabelo: Os valores que guiam nossa empresa são fundamentais! A mentalidade de dono, a harmonia, a comunicação positiva e a disciplina são pilares que sustentam nosso sucesso. Acreditamos na humildade e em ser um canal de transformação para melhorar o mundo ao nosso redor. 

Entrevistamos agora Kellen Salles, graduada em Pedagogia, professora de inglês e palestrante.

RI: Kellen, o que representa para você o capital humano das organizações?

Kellen Salles: As pessoas são o maior ativo das empresas! E é, justamente, por meio do desenvolvimento humano, que atuo inspirando, educando e fortalecendo talentos, para que eles se tornem profissionais mais conscientes, resilientes e produtivos.

RI: Como você contribui para o desenvolvimento dos profissionais?

Kellen Salles: Minhas contribuições começam ao promoverem autoconhecimento, inteligência emocional e comunicação eficaz, pilares que impactam diretamente o clima organizacional, a liderança e o engajamento das equipes. Contribuir para o capital humano das organizações é, antes de tudo, reconhecer que se um colaborador se conhece, sabe lidar com suas emoções e se comunica com clareza, ele se torna mais preparado para colaborar, inovar e crescer junto com a empresa. Além disso, trabalho para criar ambientes onde as pessoas se sintam valorizadas, ouvidas e motivadas. Isso se reflete em menor rotatividade, mais produtividade e um time mais comprometido com os resultados.

RI: Por onde começar?

Kellen Salles: Como muitos educadores já disseram, começo ouvindo, escutando as dores, os desafios e os sonhos de quem está na base, na liderança, nos bastidores. Em seguida realizo treinamentos, palestras, conversas e ações que não apenas ensinam, mas despertam o melhor das pessoas. Contribuir para o capital humano é entender que empresas são feitas de gente, e que quando essa gente é cuidada, respeitada e estimulada, todo o negócio cresce junto. Esse é o meu papel! E essa é a minha paixão!

Agora é a vez da Lúcia Martins, professora, mentora, palestrante, treinadora comportamental e terapeuta sistêmica.

RI: Lúcia, quais são os diferenciais de seu trabalho no desenvolvimento humano?

Lúcia Martins: Atuo com testes de perfil comportamental HMI (Human Mastery Indicator) e o conhecimento da NR-01 (Norma C Regulamentadora 1), que me posicionam de forma estratégica para contribuir significativamente com o capital humano nas organizações, especialmente considerando as recentes atualizações desta norma, que enfatizam os riscos psicossociais. 

RI: Como o HMI pode ajudar as organizações a desenvolverem seu capital humano?

Lúcia Martins: O HMI, baseado no MBTI, oferece insights profundos sobre as preferências e comportamentos individuais, podendo ser utilizado para: 1. Recrutamento e Seleção Mais Assertivos: Mapeamento de Perfis, definição do perfil comportamental ideal para cada cargo, identificando as características que contribuem para o sucesso na função. Vai além das habilidades técnicas, considerando a adaptabilidade ao ambiente de trabalho, o estilo de comunicação e a forma de lidar com desafios. A avaliação de candidatos com HMI identifica se o perfil comportamental do candidato se alinha com a cultura da empresa e as demandas da vaga. Isso pode reduzir o turnover e aumentar a satisfação no trabalho. Viabiliza a formação de equipes complementares, ao entender os perfis dos membros da equipe, sendo possível criar times mais equilibrados e sinérgicos, onde as forças de um compensam as fraquezas de outro. 2. Desenvolvimento e Retenção de Talentos: Planos de Desenvolvimento Individual (PDI): O HMI fornece um excelente ponto de partida para o autoconhecimento. Ajudo os colaboradores a entenderem seus próprios perfis, suas forças e pontos de melhoria, criando PDIs personalizados, que impulsionem seu crescimento profissional e pessoal. Programas de Liderança e Mentoria: O conhecimento do perfil comportamental permite que os líderes compreendam melhor seus liderados, adaptem suas estratégias de comunicação e liderança e atuem como mentores mais eficazes. Para programas de mentoria, o HMI pode ajudar a parear mentores e mentorados com perfis complementares. Gestão de Conflitos: Ao entender as preferências de comunicação e os padrões de reação ao estresse de cada perfil, posso auxiliar na mediação e resolução de conflitos, promovendo um ambiente de trabalho mais harmonioso. 3. Melhoria do Clima Organizacional e Engajamento: Comunicação Interpessoal: Promovo workshops e treinamentos sobre a diversidade de perfis comportamentais para melhorar a comunicação e o relacionamento entre os colaboradores. Reconhecimento e Valorização: Ajudo a organização a reconhecer e valorizar as contribuições únicas de cada perfil, construindo uma cultura mais inclusiva e motivadora.

Com vocês, Luciane Sippert, professora universitária, empresária, escritora, treinadora comportamental, palestrante e mentora de alta performance.

RI: Luciane, é bem potente seu slogan: “Transformo Pessoas. Potencializo Resultados”. Na prática, como ajuda as empresas nessa jornada?

Luciane Sippert: Ajudo as empresas a destravarem seu capital humano, aumentarem a performance e criarem ambientes mais saudáveis e produtivos, por meio de um programa que se inicia com uma avaliação diagnóstica do clima organizacional, identificando pontos fortes e oportunidades de desenvolvimento. A partir disso, implemento soluções sob medida, com foco em comunicação eficaz, inteligência emocional e formação de líderes inspiradores, gerando mais engajamento, liderança e resultados reais. Também auxílio na adequação à NR-01, promovendo treinamentos que alinham competências comportamentais às exigências legais, elevando a saúde emocional e a segurança no trabalho, que são fundamentais à longevidade das organizações.

E agora é a vez da Mirian Thyoco, mentora e palestrante, com 28 anos de experiência em empreendedorismo familiar.

RI: Mirian, como você ajuda as mulheres a transformarem suas ideias em negócios lucrativos, superarem suas crenças limitantes e conquistarem liberdade financeira e realização pessoal?

Mirian Thyoco: Tenho como missão desenvolver o capital humano feminino dentro e fora das empresas, promovendo uma cultura de autoconfiança, liderança e colaboração. Utilizo como abordagem o capital humano como diferencial competitivo, que é o maior ativo de qualquer negócio – especialmente quando falamos de mulheres empreendendo sozinhas ou em família.

RI: Quais são os pilares do Capital Humano?

Mirian Thyoco: São pilares do capital humano especificamente no empreendedorismo feminino: Autoconhecimento e inteligência emocional; Competência técnica + habilidades comportamentais; Propósito, engajamento e legado; Família como potência, não como obstáculo; Cultura de aprendizado contínuo; Cuidado com o bem-estar; e, Empreendimento com saúde mental e equilíbrio.

RI: Onde você atua e quais são os resultados concretos?

Mirian Thyoco: Meu trabalho é direcionado a mulheres que empreendem sozinhas e sentem que carregam tudo nas costas; mães, filhas, irmãs e esposas que desejam empreender em família, mas enfrentam conflitos e dúvidas; e empresas que querem desenvolver suas líderes internas e investir no capital humano feminino. Alcanço impacto real e transformações concretas em minhas mentorias! Mais do que resultados financeiros, ajudo mulheres a enxergarem seu verdadeiro valor, criarem negócios com alma e viverem com propósito.

Entrevistamos neste momento Rosimar Mendes Lima, mentora e palestrante, com uma trajetória de mais de 40 anos em educação, liderança e desenvolvimento humano.

RI: Rosimar, sua missão de transformar o capital humano das organizações é longeva! Qual abordagem adota?

Rosimar Mendes Lima: Adoto uma abordagem integrada, que une ciência comportamental, pedagogia transformadora e comunicação estratégica. Percebo que o potencial organizacional se perde diante de bloqueios comunicacionais e falta de autoconfiança dos colaboradores. Utilizando minha formação em Pedagogia, Psicopedagogia e MBA em Comunicação Estratégica, desenvolvo metodologias que transformam colaboradores estagnados em líderes influentes e inspiradores.

RI: Quais são os seus diferenciais?

Rosimar Mendes Lima: Ofereço capacitações que vão além das normas como a NR-01, ao integrar habilidades comportamentais e promover bem-estar psicológico, criando um ambiente de segurança, que fomenta a inovação e o engajamento. Meus programas são personalizados, libertam a expressão autêntica, fortalecem o posicionamento profissional e promovem a inteligência emocional coletiva, resultando em equipes capazes de comunicar-se com assertividade e líderes que inspiram por propósito.

RI: Quais são os resultados de seus programas?

Rosimar Mendes Lima: Essa transformação sistêmica valoriza a contribuição única de cada indivíduo, impulsionando resultados tangíveis. Com isso, ajudei centenas de profissionais a superarem suas limitações internas, assumindo autoridade natural e destacando-se no mercado, aumentando o impacto positivo em suas organizações. A essência do meu trabalho é proporcionar ferramentas que vão além do atendimento às exigências legais, e cultivem uma cultura de excelência sustentável e prosperidade organizacional.

Vamos conhecer melhor a Imparável Vanessa von Glehn, arquiteta, poeta, palestrante e mentora.

RI: Que incrível, Vanessa, sua atuação unindo neurociência, arquitetura e arte para transformar ambientes e principalmente despertar o lado poético da vida nas lideranças e organizações! Como você faz isso?

Vanessa von Glehn: Por meio da Neuroarquitetura Poética, contribuo diretamente para o bem-estar, saúde emocional e performance de empresários, líderes e equipes – alinhando os espaços físicos às necessidades humanas de equilíbrio, acolhimento e inspiração.

RI: Qual é o poder da poesia em seu trabalho?

Vanessa von Glehn: A poesia cura. A emoção vende. Meu trabalho conecta razão e sensibilidade, pois aplico os princípios da NR-01 de forma diferenciada, trazendo a beleza como ponte entre a técnica e a emoção, com o objetivo de aliviar estresse, ansiedade e desmotivação e, ao mesmo tempo, potencializar insights valiosos, engajamento, criatividade e senso de pertencimento.

RI: Como você inicia sua jornada de transformação pela neurociência & poesia?

Vanessa von Glehn: A jornada começa com um diagnóstico assertivo, sensível e personalizado. A partir dele, ofereço minha assessoria por meio de palestras de sensibilização, workshops vivenciais, mentorias e programas contínuos, que integram neurociência, arquitetura e design consciente. Tudo é feito com escuta ativa, um diagnóstico personalizado referente às dores e realidades da empresa. Acredito que os ambientes são extensões da alma de quem os habita. Quando bem projetados, curam, comunicam, vendem. Meu propósito é claro: transformar empresas em ambiências poéticas memoráveis. Onde o trabalho se torna mais leve, a convivência mais humana e os resultados exponenciais.

Finalizamos as entrevistas dos Imparáveis em Ação com Victor Lazares, graduado em processos gerenciais e palestrante, que tem algo em comum conosco que nos encanta: como Vanessa, ele é mineiro.

RI: Victor, uma de nós teve o prazer de vê-lo subindo ao palco, durante o Go Brasília, cantando lindamente, em dueto, para uma plateia seleta, de forma inspiradora! Com esse poder de encantamento e liberdade autoral, como você contribui para o desenvolvimento das pessoas nas organizações?

Victor Lazares: Contribuir para o capital humano das organizações é entender que as pessoas são o maior ativo de qualquer empresa e quando a liderança é preparada e orientada de forma correta, tem o poder de transformar tudo. E é justamente, por meio do desenvolvimento humano voltado para líderes, que atuo, buscando preparar, orientar, educar e fortalecer os processos e tratativas para verdadeiros líderes.

RI: Como é sua atuação e por onde inicia?

Victor Lazares: Minha contribuição começa ao promover autoconhecimento, técnicas e habilidades essenciais para o líder da atualidade, o clima organizacional e o engajamento das equipes. Trabalho para que os líderes estejam preparados para conduzir seu time, garantir um ambiente agradável e, ao mesmo tempo, competitivo. Uma liderança preparada para lidar com os desafios do dia a dia reflete em menor rotatividade, maior produtividade e um time mais comprometido com os resultados, como já bem mencionado pelos membros do grupo! Os treinamentos, palestras, conversas e ações ensinam e despertam o melhor da liderança, permitindo um ambiente positivo e propiciando a longevidade dos negócios.

Concluímos as entrevistas com a constatação de que Os Imparáveis em Ação são mais do que profissionais altamente qualificados: são pessoas extraordinárias, iluminadas pela missão de ajudar outras pessoas no ambiente organizacional, tornando-as mais felizes e produtivas, e as organizações, mais eficazes. Este é o seu segredo.

Foi incrível navegar no mar de ideias, metodologias, ferramentas, ações e estratégias, que transformaram suas vidas e a vida de tantos profissionais e organizações! Desejamos muito sucesso e uma jornada longeva a esse grupo de inspirados e motivados Imparáveis!

Por fim, recomendamos aos nossos leitores que degustem o livro O Segredo dos Imparáveis em Ação, se inspirem e se transformem. E não deixem de contribuir com suas críticas, elogios e sugestões de temas para a Revista RI.


Cida Hess
é Assessora da Presidência da Prodesp para Negócios Estratégicos. Sócia fundadora da Orquestra Societária Business. Palestrante e mentora. Doutora em Engenharia de Produção, com foco em Sustentabilidade, pela UNIP/SP, mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUCSP, economista e contadora, com MBA em finanças pelo IBMEC. Conselheira fiscal e coordenadora do Comitê Econômico e Auditoria (CEA) da FNQ. Conselheira Consultiva. Professora de Finanças para Conselhos da Board Academy e do Legado e Família. Head do Comitê de Inovação e Tecnologia do 30% Club Brazil e Embaixadora da Board Academy. Colunista da Revista RI desde 2014 e do Portal Acionista desde 2019. Conselheira editorial da RI desde 2023. Coautora dos livros ESG: A Orquestra da Longevidade Corporativa (Editora Elite, 2024), Orquestra Societária – a Origem (Editora Sucesso, 2018) e Inovação na Gestão Pública (Editora Saint Paul, 2012).
cidahessparanhos@gmail.com

Mônica Brandão
é Assessora da André Mansur Advogados Associados. Tem atuado como executiva financeira, conselheira de administração, fiscal e consultiva, engenheira de planejamento de sistemas de distribuição de energia elétrica e professora universitária. Mestre em Administração, graduada em Engenheira Elétrica e bacharel em Direito. Certificada como CNPI-P pela APIMEC Nacional, com pós-graduação e especialização na UFMG e no IBMEC, respectivamente, bem como treinamentos internacionais e nacionais, especialmente em Finanças Corporativas, Gestão da Estratégia e Governança Corporativa. Colunista da Revista RI desde 2008 e do portal Acionista desde 2019, integrando o Conselho Editorial da RI desde 2023. Coautora dos livros Do Rascunho ao Livro (Editora Sucesso, 2019), Orquestra Societária – a Origem (Editora Sucesso, 2018), e Visões da Governança Corporativa (Editora Saraiva, 2010).
mbran2015@gmail.com

Luciana Tannure
é especialista em estratégia de expansão de negócios, mentora de carreira, advisor empresarial e palestrante. Board Member, Conselheira Consultiva certificada, membro da Comissão de Governança e Estratégia Empresarial pela Board Academy BR. Executiva com 30 anos de experiência em empresas nacionais e multinacionais. Engenheira pela PUC-RJ com MBA em Gestão Empresarial pela FGV e pós-graduação em Finanças Corporativas e Sistemas de TI.
luciana.tannure@gmail.com


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