Câmara de Comércio Brasil-EUA homenageia Leona Forman, fundadora da BrazilFoundation, por seu legado filantrópico. Evento de gala Person of the Year Awards reconhecerá trajetória da filantropa em Nova York no dia 14 de maio de 2025. Realizado anualmente desde 1970 pela Câmara de Comércio Brasil-EUA, o Person of the Year Awards Gala Dinner homenageia dois líderes – um do Brasil e um dos Estados Unidos – que tenham sido importantes para o estreitamento dos laços entre os países. Fazem parte da lista dos homenageados nomes como Fernando Henrique Cardoso, Bill Clinton, Henrique Meirelles e Henry Kissinger.
O evento também distingue projetos e personalidades do setor social nas categorias “Lifetime Achievement in Social Responsibility Award”, voltada à contribuição e legado em responsabilidade social, categoria na qual a fundadora da BrazilFoundation, Leona Forman, será a homenageada neste ano; “Philanthropy Award”, que reconhece a dedicação de uma organização à filantropia, promovendo a melhoria da sociedade em geral; e “Social Responsibility in Leadership Development Award”, que premia o empreendedorismo em responsabilidade social na área de desenvolvimento de liderança, promovendo a melhoria da sociedade em geral.
O prêmio reconhece as contribuições de Leona para o fortalecimento da filantropia, especialmente no Brasil, e o impacto de sua dedicação na construção de redes de apoio globais, na mobilização de investimentos sociais estratégicos e nas mudanças transformadoras em comunidades de todo o país. A entrega será no dia 14 de maio, durante o jantar de gala do Person of the Year Awards, no Museu Americano de História Natural, em Nova York.
A cerimônia reunirá líderes de destaque das comunidades empresarial, financeira e diplomática de todo o mundo, além de apresentar uma série de programas paralelos projetados para destacar as realizações do Brasil e exibir as oportunidades de negócios e investimentos disponíveis no país.
Leona criou a BrazilFoundation no ano 2000, com objetivo de conectar a filantropia internacional – incluindo brasileiros e brasileiras que desejavam retribuir ao país – com organizações sociais no Brasil. Desde então, a fundação desempenha um papel fundamental no apoio a iniciativas que promovem educação, justiça social, igualdade de gênero, empreendedorismo e sustentabilidade ambiental.
"Receber este prêmio é um reconhecimento da minha trajetória e do poder da filantropia para transformar vidas. Quando fundei a BrazilFoundation, sonhava em criar uma ponte entre aqueles que queriam contribuir e as organizações que atuam na redução das desigualdades e na geração de oportunidades no Brasil. Ver esse movimento crescer e impactar tantas vidas, contando com a confiança de diferentes setores da sociedade, reafirma minha convicção na força da solidariedade e do compromisso coletivo", ressalta Leona Forman.
Com 25 anos de atuação no Brasil, a BrazilFoundation mobiliza recursos para investir em ações capazes de transformar vidas, por meio da conexão de líderes e organizações da sociedade civil com uma rede global de apoio que promove equidade, justiça socioambiental e oportunidades no país. Em mais de duas décadas, a BrazilFoundation já investiu US$ 53 milhões em 930 organizações em 300 cidades do Brasil, estabelecendo-se como uma instituição filantrópica líder de alcance nacional.
“Leona não apenas transformou a BrazilFoundation em um modelo global de filantropia eficaz, mas também inspirou uma nova geração de investidores sociais dedicados a gerar um impacto profundo e duradouro”, afirma Rebecca Tavares, CEO e presidenta da BrazilFoundation.
Antes de se dedicar ao seu projeto pessoal de filantropia, Leona exerceu cargos de liderança sênior por mais de duas décadas na Organização das Nações Unidas (ONU), nas áreas de informações públicas e comunicação estratégica. Entre seus feitos, fortaleceu o alcance e o envolvimento de uma rede global de 70 centros de informações públicas da entidade e promoveu a colaboração com mais de 1.600 organizações da sociedade civil (OSC) em todo o mundo.
Formada em jornalismo e especialista em comunicação, Leona estudou na Universidade de Paris, no Institut Français de Presse (França), fez mestrado na Escola de Jornalismo da Universidade de Columbia (EUA) e bacharelado na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi correspondente cultural de “O Globo” na França e redatora da revista “Realidade”, morando em Chicago e no Timor Leste.
Nascida em Tianjin, na China, em uma família de refugiados judeus russos, a fundadora da BrazilFoundation passou por uma experiência de deslocamento no início da vida. Durante a Revolução Chinesa, sua família foi forçada a fugir mais uma vez, estabelecendo-se no Rio de Janeiro em 1953. A experiência de uma nova cultura e idioma aos 13 anos moldou profundamente seu compromisso duradouro com a cidadania global e a justiça social.