IBRI Notícias

IBRI MINAS GERAIS DEBATE: “RAPPORT: COMO CONSTRUIR UMA CONEXÃO DE VALOR”

Evento trouxe especialista em comunicação executiva que ressaltou a importância de o RI conhecer seu interlocutor e ajustar seu perfil comunicativo ao do seu público

O IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) Minas Gerais promoveu no dia 28 de outubro de 2024, o webinar “Rapport: Como construir uma Conexão de Valor”. Marina Miranda, diretora regional Minas Gerais do IBRI e Head de RI, M&A, Marketing e ESG do Grupo PH Intralogística, realizou a abertura e apresentou a palestrante Marina Paoliello , fundadora da ACT Comunicação, que é especialista em comunicação executiva, psicóloga e fonoaudióloga.

“Tenho uma visão diferente de comunicação. Temos que aprender como construir conexão. A comunicação primeiro é sobre o outro, ou seja, conhecer bem seu interlocutor”, destacou Marina Paoliello no início de sua fala. Ela abordou questões para ajudar o profissional de RI a perceber e entender melhor o investidor, bem como criar conexão com esse público e identificar pontos de contato para conseguir vender a tese da empresa.

Marina Paoliello fez um exercício com Marina Miranda e pediu que ela falasse uma marca que exerce influência sobre ela e outra que não consegue influenciá-la. Após a resposta da diretora regional do IBRI Minas, a palestrante enfatizou que quando se quer influenciar ou ser influenciado por algo ou alguém tem muito a ver com identificação. “Somo mais propensos a sermos influenciados por pessoas que nos identificamos, são parecidas conosco, admiramos e confiamos”, complementou.

Ela explicou que a confiança é percebida nos primeiros segundos de interação. “Quando meu interlocutor vê em mim uma ameaça, a comunicação não gera confiança e ele não vai acreditar em mim”, acrescentou. A palestrante deu uma dica muito importante que pode ser utilizada, inclusive, pelos profissionais de RI “conheçam seu interlocutor e ajuste a comunicação para criar conexão com ele, é como comprar um presente para alguém, ou seja, você vai comprar algo que a pessoa vai gostar e usar”, exemplificou.

Perfil da comunicação
A especialista em comunicação corporativa explicou sobre os quatro perfis de comunicação e disse que cada pessoa tem o seu. “Descobrindo qual é o meu perfil de comunicação e o do meu interlocutor é preciso ajustar a comunicação para poder entregar o que o interlocutor quer”, detalhou. Os quatro perfis são: analítico, pragmático, afável e expressivo; o perfil analítico é centrado mais na razão e em detalhes, portanto, é preciso focar na qualidade da informação oferecida ao interlocutor. Já o perfil pragmático também prioriza a razão, no entanto, é mais direto e objetivo e seu foco é na velocidade com que as informações são apresentadas em reunião, por exemplo.

Os perfis afável e expressivo são mais ligados à emoção, mas com algumas diferenças. O perfil afável é mais empático e calmo, tendo um lado harmonizador. Já o expressivo tende a ser autocentrado, o que significa que antes de uma reunião é preciso “quebrar o gelo” e falar algo do interesse deste interlocutor.

De acordo com Marina Paoliello, o cérebro humano julga pela imagem, “portanto tome cuidado com a sua vestimenta e sua fala; transmita uma atmosfera de confiança e harmonizada. Atenção à comunicação não verbal. Nossa cultura valoriza os gestos”, concluiu.

“O evento foi um sucesso, especialmente pela quebra de paradigma sobre comunicação assertiva. Em reuniões, temos a tendência de querer expor tudo o que foi planejado, mas o webinar foi essencial para entendermos que, na verdade, é fundamental primeiro fazer uma leitura do ambiente e do perfil do investidor”, declara Marina Miranda. Segundo ela, a partir disso ajusta-se a comunicação de acordo com o interesse do investidor/stakeholder tornando o encontro muito mais estratégico e agradável. A diretora regional do IBRI Minas agradeceu a participação de todos e encerrou o evento.

Para acompanhar o evento na íntegra, basta acessar: https://www.youtube.com/watch?v=5drfd1gzSeQ


Continua...