Diversidade | Educação Financeira | Em Pauta | Enfoque |
Espaço Apimec Brasil | Filantropia | Governança | Homenagem |
IBGC Comunica | IBRI Notícias | Opinião | Orquestra Societária |
Ponto de Vista | Registro | Voz do Mercado |
Em 30 de novembro, a sede da PwC Brasil, em São Paulo, foi cenário de um evento significativo para celebrar o avanço brasileiro na agenda de Diversidade e Inclusão nos Conselhos de Administração. O 30% Club Brazil Award 2024, promovido pelo 30% Club Brazil, reuniu presidentes e membros de Conselhos de Administração, CEOs, dirigentes de entidades do mercado de capitais e líderes empresariais, demonstrando o compromisso do mercado com o avanço do equilíbrio de gênero nas companhias do IBrX 100.
Contando com o patrocínio da PwC Brasil e o apoio do Ibracon - Instituto de Auditoria Independente do Brasil, o evento reafirma a importância de integrar cada vez mais mulheres em posições estratégicas de liderança, a começar pelo Conselho de Administração.
Celebração de avanços e conquistas
O 30% Club é uma iniciativa global voltada aos países do G20, sem fins lucrativos, que tem por objetivo promover ao menos 30% de conselheiras para os Conselhos de Administração das 100 maiores companhias do mercado de capitais. O capítulo Brasil foi convidado a ingressar neste clube em 2019, celebrando nesse ano 5 anos de fundação.
Em 2023, instituímos o 30% Club Brazil Award, uma iniciativa inédita no 30% Club globalmente, com o objetivo de reconhecer as 100 maiores companhias do índice IBrX 100 da B3 que contemplam ao menos 30% de mulheres nos seus Conselhos de Administração, ao mesmo tempo, inspirar as demais companhias a seguirem essa prerrogativa, considerando os benefícios capturados da adoção de práticas de Diversidade e Inclusão.
As companhias premiadas com o 30% Club Brazil Award em 2024, foram: Auren Energia, B3, Banco do Brasil, Caixa Seguridade, Cogna Educação, Grupo Carrefour Brasil, Hypera, Lojas Renner, Magazine Luiza, Raízen, Rumo, Santander Brasil, Tim Brasil, Totvs, Vivara e Vivo.
Na qualidade de presidente do Conselho Consultivo do 30% Brasil, abri a cerimônia que contou com mensagens inspiradoras de Sarah Clegg, cônsul do Reino Unido em São Paulo, e Irene Vida Gala, diplomata e embaixadora do 30% Club Brazil, ambas enfatizando a importância da diversidade para a sustentabilidade e competitividade das organizações brasileiras.
Marco Castro, presidente PwC Brasil demonstrou a sua satisfação em abraçar a iniciativa, já estendendo o apoio para 2025, e Shirley Silva, representando o Ibracon, enfatizou a importância que a iniciativa seja irradiada para além do mercado de capitais, servindo de exemplo para companhias de todos os portes e segmentos. O evento foi acompanhado por lideranças de diversas entidades do mercado de capitais, como a ABRASCA, IBRI, ABRAPP, ANEFAC, AMEC Brasil além do IBGC.
Outro ponto de destaque foi a presença na cerimônia de João Pedro Nascimento, presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que reiterou seu compromisso de avançar na agenda dos fatores ambiental, social e de governança (ASG) nas companhias listadas, assim como o apoio ao 30% Club Brasil na mobilização e valorização das companhias que realmente pratiquem a evolução da equidade de gênero nos Conselhos de Administração.
Créditos e próximos passos
Tenho convicção de que o sucesso do 30% Club Brazil Award tem sido possível graças à dedicação dos nossos colaboradores muito comprometidos com a nossa causa.
Juntamente com Márcia Kitz, vice-presidente do Conselho Consultivo do 30% Club Brazil, expressamos nossos agradecimentos às áreas de apoio, aos membros do nosso Conselho consultivo, aos Comitês de Assessoramento, em especial ao Comitê Activate, liderado por Mariana Rizzo e Maria José Cury, à frente de mais esta edição do evento.
Adicionalmente, o apoio dos parceiros Pine PR, Mayer Brown, Revista RI e Tecmacvideo, tem sido essencial para nossa evolução, a fim de transformar os objetivos de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) em realidade no mercado de capitais do Brasil.
Reflexões para o futuro
O 30% Club Brazil Award 2024 marca um passo importante na promoção de DEI nos Conselhos de Administração, mas há um caminho ainda a ser percorrido. Os números do ranking de conselheiras nas 100 maiores empresas listadas na B3, reforçam essa realidade.
Em 2024, o Brasil contempla 21% de mulheres em Conselhos, um avanço significativo, mas desejamos nos aproximar dos países que lideram a inclusão de gênero, como o Reino Unido, com 41%; e a Itália, com 39%. Outros países como o Canadá (34%), Austrália (32%) e África do Sul (32%) também estão mais próximos do objetivo do 30% Club de alcançar ao menos 30% de representação feminina nos Conselhos de Administração.
Na América do Sul, estamos na liderança. Colômbia e Equador apresentam índices de 19% e 16%, respectivamente, enquanto o México ainda enfrenta desafios substanciais, com apenas 9% de mulheres em Conselhos. Esses dados são um chamado para ação: avançar na inclusão de gênero é uma necessidade global e o Brasil está em uma posição estratégica para liderar essa agenda também na América Latina.
Alcançar uma representação de 30% ou mais de mulheres nos Conselhos é fundamental, pois pesquisas mostram que conselhos diversos, além de serem mais representativos, geram impactos positivos em governança e na performance financeira. A presença de mulheres em posições de liderança traz diferentes perspectivas, fortalece a capacidade de inovação e cria um ambiente de decisões mais equilibradas e resilientes. Esses benefícios não são apenas para as companhias, eles impactam o mercado de capitais como um todo e contribuem para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.
A mobilização de presidentes de Conselhos, CEOs, líderes de mercado e apoiadores institucionais junto ao 30% Club Brazil demonstra que estamos no caminho certo, mas também revela o compromisso necessário para acelerar esse movimento. É fundamental que as companhias brasileiras, em colaboração com a bolsa de valores, entidades reguladoras e o setor público, continuem promovendo políticas inclusivas, programas de mentorias e ações afirmativas que ampliem as oportunidades para mulheres nos Conselhos.
Conclusões
O 30% Club Brazil reforça seu compromisso com nossa Visão 2026 de atingir 30% de conselheiras nos Conselhos de Administração das companhias do IBrX 100. A evolução desse índice em 2024 comparado com 2023 foi de apenas 1%, portanto requer senso de urgência por parte das companhias do IBrx100 em avançar tanto na agenda social quanto na agenda de DEI. Atualmente, são 800 conselheiros compondo os colegiados dos Conselhos de Administração das companhias do IBrX 100, portanto para atingir a representação feminina em 30%, é necessário eleger mais 80 conselheiras nas Assembléias Anuais Gerais Ordinárias (AGOs) de 2025 e 2026.
Da nossa parte estaremos promovendo novas ações concretas e mensuráveis, incentivando a DEI com foco no equilíbrio de gênero que é a nossa missão. Temos convicção que essa iniciativa é um diferencial estratégico competitivo para as companhias e, por consequência, estimula uma evolução no mercado de capitais brasileiro.
Para reforçar a promoção de DEI, essa prerrogativa passa a ser prioridade nas agendas dos países do G20, que é uma das cinco recomendações na agenda das reuniões da cúpula do G20 no Rio de Janeiro, sob a presidência do Brasil em 2024.
Como nós do 30% Club somos voltados aos países do G20, vejo com muita satisfação mais essa iniciativa. “Brazil - Let`s move forward, take to action path to parity!”
Anna Guimarães
é presidente do Conselho Consultivo do 30% Club Brazil.
30percentclubbrazil@30percentclubbrazil.org