CLONAGEM DE INVESTIDORES DE IA PODE ELIMINAR A INCERTEZA NO RELACIONAMENTO COM INVESTIDORES
Recentemente, a Blackstone anunciou seus planos de investir US$ 500 bilhões de dólares na Europa nos próximos anos. Você esperava por isso? Imagine se o seu departamento de relações com investidores pudesse prever com alguma certeza o que os seus investidores estão pensando, dizendo e fazendo em relação à sua empresa.
Na verdade, fazer isso se tornou muito mais fácil e preciso usando o conjunto de ferramentas de IA para clonar programas de IA de investidores.
A maioria dos artigos sobre como a IA pode ajudar os investidores, trata da detecção de tendências gerais dos investidores, análise de sentimento e, assim, otimização da comunicação entre o departamento de RI e os investidores.
Embora todas essas áreas sejam válidas e muito úteis para a eficácia do RI, meu ponto aqui é usar um modelo de IA para clonar a IA dos seus investidores, ajudando potencialmente você a saber o que eles estão pensando e o que podem fazer.
Clonagem de investidores com IA
Investidores institucionais, em particular, estão cada vez mais dependentes de modelos e algoritmos impulsionados por IA, para analisar empresas e decidir se compram, mantêm ou vendem suas ações. Isso torna seu comportamento muito mais previsível, se você souber mais sobre como seus modelos proprietários funcionam.
A IA pode permitir que você crie um modelo que irá clonar os modelos de IA de seus investidores ao longo do tempo. O aprendizado de máquina (ML) e seu subsegmento, os grandes modelos de linguagem (LLMs), podem avaliar grandes quantidades de dados sobre avaliações e comportamento de investidores públicos para detectar regularidades e, por fim, clonar o modelo de cada investidor.
Os LLMs são como cérebros capazes de entender e gerar linguagem humana - eles ainda não 'pensam' ou 'agem' por conta própria. Um LLM geraria recomendações informadas por um modelo comportamental orientado por dados, envolvendo personas de investidores, padrões históricos e sinais contextuais.
O resultado é que os departamentos de Relações com Investidores podem pensar como seus investidores e antecipar suas ações. É importante que um modelo de aprendizado de máquina personalizado seja desenvolvido e implementado para cada instituição investidora. A maioria dos investidores utiliza análises proprietárias, programas que orientam as decisões de compra, manutenção ou venda das ações da sua empresa. Mas começar com modelos que espelham seus cinco principais investidores já tornará esse esforço recompensador.
A maioria dos programas de IA é projetada para identificar e prever tendências gerais e setoriais apenas. Aqui, sugerimos ir a um nível mais profundo, usando aprendizado de máquina para pensar, prever e avaliar como cada um dos seus investidores mais importantes e os gestores de ativos.
Como resultado, você pode prever o pensamento e os resultados do lado comprador, ajustando sua estratégia de RI, mensagens e até mesmo o planejamento corporativo de acordo. Seu C-level verá a crescente precisão e impacto em ganhar controle sobre os fluxos de capital e saídas. Isso também dará a eles tempo para ajustar suas estratégias, alinhando-as com as prioridades e planos dos investidores.
Como criar seu próprio LLM de investidores
Não existe uma abordagem padronizada para desenvolver um LLM, mas a maioria incluirá os seguintes componentes:
Entre os tipos de dados que você precisará sobre seu investidor estão:
Considerando os riscos
Existem inúmeros riscos associados ao desenvolvimento e ao uso de qualquer tipo de LLM. Aqui estão apenas alguns:
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nota: Artigo foi publicado originalmente em IR Impact: https://www.ir-impact.com
William Cox
é sócio global da HiQo Solutions Inc. Consultou mais de 50 empresas de grande porte, incluindo 15 grandes empresas brasileiras listadas, ao longo de décadas sobre os impactos financeiros dos processos corporativos, ESG e tecnologia nas empresas, incluindo atualizações e inovações tecnológicas. Ele recebeu seu doutorado na London School of Economics e outros diplomas em Oxford, Boston e na Harvard Kennedy School.
bill@hiqo-solutions.com