IBGC Comunica

CONGRESSO IBGC DISCUTIRÁ A IMPORTÂNCIA DA GOVERNANÇA NUM MUNDO DISRUPTIVO E INSTÁVEL

Nos dias 8 e 9 de outubro de 2025, o WTC Events Center, em São Paulo, será palco do 26º Congresso IBGC. Sob o tema “Governança em um mundo disruptivo”, o encontro, principal fórum brasileiro sobre o futuro da governança corporativa, que também contará com a opção de participação on-line, reunirá conselheiros, executivos e lideranças empresariais em uma agenda que reflete as transformações globais que moldam o ambiente de negócios.

Os palestrantes, selecionados por seu profundo conhecimento e experiência prática no tema, apresentarão suas visões de liderança conectadas às reflexões mais atuais sobre como navegar em contextos de incerteza. Logo na abertura, o painel “O novo tabuleiro geopolítico” tratará dos conflitos internacionais, das disputas tarifárias e da fragmentação econômica que desafiam empresas e conselhos.

Outro destaque será o painel “Geopolítica Econômica: riscos e oportunidades – foco regional”, voltado ao impacto da desglobalização sobre cadeias produtivas no Brasil, seguido de debates sobre a influência chinesa crescente no comércio. Será um dos momentos de falarmos sobre investimentos e inovação. Acreditamos que são provocações necessárias para que conselheiros compreendam o papel estratégico do País em um mundo multipolar.

A cultura organizacional como ativo estratégico de governança será outro ponto relevante. Por isso, nos preocupamos na curadoria em estruturar um debate que mostrasse como esse fator define comportamentos, influencia decisões e molda a capacidade das empresas de inovar e prosperar. O painel “Cultura: liderança estratégica para a inovação organizacional” mostrará como valores e comportamentos moldam decisões, inovação e resiliência. O painel “Conselhos independentes em empresas familiares: equilíbrio entre tradição e profissionalização” abordará a sucessão, expansão e maior transparência nessas organizações, que representam mais de 65% do PIB brasileiro.

Ao conectar cultura e empresas familiares, nosso objetivo é que os participantes saiam do evento mais preparados para liderar transformações profundas e mais inspirados a apoiar as organizações em seu crescimento e renovação. Para isso, identificamos quatro principais frentes que norteiam toda a programação.

A primeira é a transformação tecnológica acelerada. A segunda diz respeito às pressões regulatórias e climáticas e sustentabilidade. A terceira envolve diversidade, saúde psicológica e inovação cultural, que deixam de ser temas acessórios e se tornam fundamentos de competitividade. A quarta foca o cenário global geopolítico incertos, que exige visão estratégica dos conselhos.

Outro diferencial do Congresso está no equilíbrio entre formatos: keynotes nacionais e internacionais, painéis com líderes brasileiros, masterclasses práticas e experiências imersivas. Um dos nossos maiores cuidados na curadoria foi garantir diversidade em todas as dimensões. Teremos visões globais por diferentes ângulos, do Ocidente ao Oriente, além da representatividade regional brasileira, com vozes das diversas regiões do País e de distintos tipos de organizações: empresas familiares, cooperativas, startups e companhias de capital aberto. Acreditamos ser justamente a pluralidade de perspectivas que fortalece a governança.

Para nós, o Congresso IBGC 2025 é mais do que um evento. É um espaço de aprendizado, troca e inspiração, cuidadosamente construído para apoiar conselheiros e executivos na tarefa de liderar organizações resilientes, inovadoras e responsáveis. E, por isso, as pessoas precisam estar no núcleo do debate.

É nesse encontro de visões, experiências e valores que nasce a verdadeira força transformadora da governança. Nosso desejo é que cada participante saia do evento não apenas com novos aprendizados, mas também com novas conexões, que possam tornar-se alianças duradouras, inspiração ou até mesmo ponto de partida para projetos que impactem positivamente a sociedade e a longevidade dos negócios.

Luiz Martha
é diretor de Conhecimento e Impacto do IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.

Rodolfo Fucher
é líder do Grupo Curador do 26º Congresso IBGC.
comunicacao@ibgc.org.br


Continua...